O Jogo

JORGE SILVA PRONTO A VOLTAR

Lateral-direito está na sétima temporada em Espanha, onde diz aprender muito, mas gostava de regressar a Portugal

- RUI GUIMARÃES

“Nunca me vou esquecer do que o FC Porto significa para mim. Foi onde me criei e formei”

Jorge Silva Jogador do Granollers

Entre a formação e a equipa principal, o meiadistân­cia esteve oito épocas no FC Porto e, aos 20 anos, foi para Espanha onde tem vindo a crescer e a jogar em equipas cada vez mais fortes

Há sete anos fora de Portugal, estando desde essa altura a jogar em Espanha, Jorge Silva diz-se com vontade de regressar e, mais do que isso, pronto a fazê-lo desde já. “Estou em Espanha e estou contente, mas amanhã posso estar cá. Sinceramen­te, gostava de voltar a Portugal. Saí com o objetivo de ganhar experiênci­a, de crescer e melhorar como jogador e acho que consegui, creio que isso já se nota, pelo que não teria problema nenhum em voltar já para Portugal caso surgisse a oportunida­de”, admitiu o lateral-direito a O JOGO. “Que eu saiba não tenho propostas de Portugal, o meu empresário não me comunicou, mas gostava de voltar”, insistiu o canhoto, que deixou o FC Porto para, em 2010/11, se mudar para o Palma del Rio e aí iniciar uma carreira no pais vizinho: Teucro (2011/12), Guadalajar­a (2012/13 e 2013/14), Anaitasuna (2014/15 e 2015/16) e agora no Granollers. No sábado, em jogo da terceira jornada do grupo B da Taça EHF, Jorge Silva, de 27 anos, regressou ao Dragão Caixa, depois de ter estado oito épocas, entre os vários escalões, ao serviço do FC Porto. Antes da partida, Manuel Arezes, antigo companheir­o e atual dirigente do andebol dos azuis e brancos, entregou uma camisola ao meia-distância, numa homenagem com que Jorge Silva não contava. “Foi bastante bonito, não esperava ser recebido desta forma e nunca me vou esquecer deste jogo nem nunca me vou esquecer do que o FC Porto significa para mim. Foi onde me criei e formei”, comentou Jorge Silva, acrescenta­ndo: “Não vou esquecer este gesto bonito de um clube que também nunca esquece os jogadores.”

Passada a emoção do momento, Jorge Silva teve mesmo de esquecer o azul e branco e juntar-se aos companheir­os, onde estavam mais dois ex-portistas, Michal Casal e Álvaro Ferrer,e um ex- benfiquist­a, Vicente Alam o .“Sabíamos que ia ser complicado, o FC Porto é muito forte fisicament­e e nós tínhamos trabalhado para isso. Estivemos quase todo o jogo na frente, mas depois a nossa falta de eficácia, por acerto da defesa do FC Porto, fez o jogo virar”, resumiu o internacio­nal A português, que fez questão de destacar o “excelente jogo que o António Areia realizou”.

Consideran­do que “o FC Porto tem nível para estar na Taça EHF e mesmo para a Liga dos Campeões”, e desejando que “os dois apurados sejam o FC Porto e o Granollers”, Jorge Silva lançou já um olhar sobre a quarta jornada, marcada para domingo, em que ambos os clubes voltam a encontrars­e, mas desta vez em Barcelona: “Ambas as equipas terão cautelas, mas a verdade é que teremos de arriscar para ganhar por mais de um golo e continuarm­os a ter hipótese de passar.”

 ??  ?? Jorge Silva com a camisola que lhe foi oferecida por Manuel Arezes
Jorge Silva com a camisola que lhe foi oferecida por Manuel Arezes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal