O Jogo

“Soares vai fazer tantos golos como eu”

JARDEL Super Mário ficou impression­ado com a goleada ao Nacional e fala de uma dupla como a que fez com Artur

- CARLOS GOUVEIA

Se continuare­m a marcar assim, vão chover propostas irrecusáve­is por Soares e André Silva. A diferença do seu tempo para agora está na mobilidade. Mas, afinal, como se faz uma dupla de sucesso?

Há 18 anos que o FC Porto não ganha vapor 7-0 no campeonato. Na altura, MárioJarde­l fez quatro golos ao BeiraMar, numa época em que Artur era o parceiro de ataque do goleador. No sábado os dois estiveram na bancada do Dragão e testemunha­ram a maior goleada do novo estádio, com bis da dupla André Silva e Soares. Uma dupla que fez Jardel recuar no tempo. “Eu só jogava na área, o Artur saía. Neste caso, o FC Porto tem dois avançados que sabem jogar bem fora da área. Não é bem a mesma coisa, mas o que conta são os golos. São dois grandes jogadores e um bom problema para o treinador”, considerou a O JOGO, antevendo mais duas transferên­cias milionária­s. “Continuand­o assim, a fazer golos, o FC Porto vai receber propostas irrecusáve­is por eles. Principalm­ente dos chineses”, atirou.

O Super Mário admite que “não conhecia muito bem” o compatriot­a Soares, mas depois de o ver em ação nos últimos três jogos acredita que pode continuar a marcar golos em catadupa. “Vi-o com a Juventus, mas aí o FC Porto não fez um grande jogo por causa da expulsão. Ele até esteve bem. Depois, contra o Boavista, matou o jogo, não vacilou”, sublinhou. “É um jogador que se movimenta muito bem de costas, tem uma visão de jogo boa e finaliza muito bem. Podia fazer mais golos, até nesse jogo contra o Boavista, mas tem de sair um pouco fora da área... Quando encaixar na perfeição no sistema do FC Porto, vai fazer tantos golos co moeu. Eé melhor do que eu fora da área”, elogiou.

No FC Porto, Jardel teve Artur e Drulovic como companheir­os de ataque, no Sporting formou uma dupla igualmen-

“FC Porto tem dois avançados que sabem jogar bem fora da área. São um bom problema para o treinador” Mário Jardel Ex-avançado do FC Porto

te mortífera com João Vieira Pinto. O segredo, diz, está nas caracterís­ticas dos avançados. Apesar de reconhecer muita mobilidade aos dois atuais avançados do FC Porto, vota em Soares como Jardel e André a fazer de Artur ou JVP. “Devem complement­ar-se. O André Silva vem buscar o jogo, é muito inteligent­e e habilidoso e o Soares na área complement­a e aproveita, mas também joga bem fora. No meu tempo, eu só ficava lá à espera que a bola caísse ”, recordou. Em todo o caso, na opinião de Jardel, a formação de uma boa dupla de avançados não requer muito tempo de maturação. “Depende sempre dos treinos e de o treinador perceber se os dois encaixam bem um no outro. Neste caso do Soares e do André Silva não foi preciso muito tempo, como se pode ver pelos golos que têm feito. Adaptaram-se bem. Etambéméo sistema de jogo da equipa os beneficie. Contra o Nacional isso foi evidente”, explicou.

Jardel está em Portugal há alguns dias para rever amigos e tratar de alguns assuntos profission­ais. No sábado, ficou “impression­ado” com a goleada ao Nacional. “Há muito tempo que o FC Porto não marcava sete. A anterior tinha sido ao Beira-Mar e eu marquei quatro ”, lembrou, consideran­do “um bom sinal a equipa estar com o pé quente” para as contas do título. Mas deixa um aviso: “O FC Porto não pode perder pontos contra as equipas considerad­as pequenas para chegar à Luz e estar na luta, estar no mínimo a um ponto como agora. Faltam dez jogos eo FC Porto-Benfica pode ráser o detalhe que vai decidir o campeonato ”, considerou.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal