O Jogo

BARCELONA ARRANCA REVIRAVOLT­A ÉPICA

De eliminados ao olimpo: entre os 88’ e os 90’+5’, os culés marcaram três golos, alcançando o resultado necessário para afastar o PSG

- PAULO A. TEIXEIRA

Umag oleada com contornos épicos (6-1) permitiu a passagem do Barcelona aos quartos de final. Sergi Roberto foi o herói improvável de uma partida que ficará na história do futebol mundial, depois de, na primeira mão, os catalães terem sofrido uma derrota por números impensávei­s frente ao PSG (4-0).

Em Camp Nou, a tarefa dos catalães era ciclópica, até porque nenhuma equipa havia conseguido dar a volta a este resultado nas competiçõe­s europeias. Convicto de que o emblema blaugrana teria argumentos para alcançar um feito inédito, L ui sEn ri que arriscou e montou a equipa em3x4x 3, sistema que dera frutos no embate anterior com o Celta (5-0).

E logo aos 3’, Luis Suárez inaugurou o marcador. Com a habitual supremacia na posse de bola, o Barcelona obrigou o PSG a remeter-se à defesa – os franceses queixaram-se de um penálti por assinalar aos 11’ – e, a fechar o primeiro tempo, Iniesta ganhou um lance que parecia perdido e Kurzawa fez autogolo. A segunda parte começou como a primeira: Meunier caiu na área e acabou por derrubar Neymar. Após indicação do árbitro de baliza, o juiz principal assinalou penálti e, aos 50’, Messi não falhou. Ao Barça só faltava um golo para empatar a eliminatór­ia, mas o PSG acordou e Cavani atirou ao poste logo depois. Foi um aviso para o que aconteceri­a aos 62’, quando o uruguaio bateu Ter Stegen.

Tudo parecia perdido para o Barça. Até aos 88’ (já após Mascherano ter travado Di María na área, num penálti não assinalado): de livre, Neymar fez o4-1eaespe rança renasceu.Seguiu-seumpenált­i que o avançado brasileiro converteu e o momento de apoteose surgiu no último lance, por Sergi Roberto. Três golos em sete minutos – foi a loucura em Camp Nou.

“Vitória dedicada aos que sempre acreditara­m desde o dia do 4-0. O sexto foi marcado por todos os culés”

Luis Enrique Treinador do Barcelona “A culpa para a eliminação foi nossa, do Barcelona e do árbitro. Não há explicação para o que aconteceu nos últimos minutos”

Unai Emery Treinador do PSG

 ??  ?? Mal soou o apito final, Luis Enrique e os jogadores do Barça festejaram o apuramento no relvado
Mal soou o apito final, Luis Enrique e os jogadores do Barça festejaram o apuramento no relvado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal