O Jogo

AMEAÇA DE BOICOTE VOLTA A ENSOMBRAR

Seis clubes vão lutar por uma vaga de acesso ao Campeonato de Portugal. Contudo, o caso Canelas pode perturbar a fase de subida

- JOÃO MAIA

Incerteza é a palavra que paira na organizaçã­o dos jogos da AF Porto. O caso Canelas continua presente e não é certo que Rio Tinto e Maia Lidador aceitem jogar contra os gaienses na fase de subida da Elite

Canelas, com 17 vitórias, algumas na secretaria, Rio Tinto e Maia Lidador, na Série 1, Aves B, Tirsense ou Lixa [ver caixa] e Rebordosa, na Série 2, assegurara­m o acesso à fase de subida da Divisão de Elite da AF Porto. Contudo, a prova, que nesta temporada estreia o novo formato, está envolta em dúvidas. Acontece que o cenário de falta de comparênci­a nas partidas perante o Canelas poderá repetir-se com Rio Tinto e Maia, tal como o haviam feito na primeira fase. A decisão não é novidade, já que ambos os clubes manifestar­am, anteriorme­nte, essa intenção e, a uma semana e meia do início das decisões que levará o vencedor da AF Porto ao Campeonato de Portugal, nada está decidido. Contactado­s por O JOGO, Jorge Pina, presidente do Rio Tinto, disse ter ainda que “falar com a AF Porto”, enquanto António Silva, líder dos maiatos, adiou a divulgação de uma tomada deposição para“quando for oportuno ”.

Diferente postura têm os emblemas qualificad­os via Série 2, ganha pelo Aves B que, pela voz de Luiz Stefan Andrade, presidente da SAD, dá uma certeza. “Nós vamos jogar contra o Canelas”, atirou. Postura semelhante tem Albino Lopes, líder do Lixa. “Não conheço a verdade toda, temos feito treinos com o Canelas e não tenho visto nada de anormal. Não me repugna jogar contra o Canelas, há bons árbitros para apitar esses jogos”, comentou.

No Rebordosa, a porta é deixada entreabert­a, mas Joaquim Barbosa alerta para a “verdade desportiva”. “Somos solidários com os outros clubes, mas vamos ter de nos reunir para depois tomar uma decisão. Se duas equipas faltassem, o Canelas ficaria com 12 pontos o que desvirtuar­ia a verdade desportiva”, alertou. No meio da polémica está o Canelas que, pela voz do presidente Bruno Canastro, continua a mostrar-se disponível para “jogar contra quem quer que seja”. Certo é o formato da fase de subida, que terá duas voltas num total de dez jornadas. Já a fase de permanênci­a é disputada por onze clubes a uma volta que partem com metade dos pontos acumulados na primeira fase.

 ??  ?? A equipa do Canelas jogou o último encontro da primeira fase, com o Varzim
A equipa do Canelas jogou o último encontro da primeira fase, com o Varzim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal