O Jogo

SINERGIA FOI AUMENTADA PARA LEÃO CHEGAR À META

Leões fazem a gestão dos diferentes plantéis para manter objetivos no horizonte: bês fogem à descida, juniores perseguem o título

- MÁRIO DUARTE RAFAEL TOUCEDO

Sem muito por que lutar no que resta da época, grupo de Jorge Jesus vem servindo de base de recrutamen­to da equipa secundária, que tem ajudado a “reforçar” os líderes nos sub-19

O Sporting tem procedido nos últimos jogos a diversas cedências de jogadores dos diferentes plantéis ao escalão imediatame­nte abaixo na hierarquia competitiv­a, por forma a conseguir alcançar os objetivos ainda em jogo, em fase adiantada da temporada nos diferentes escalões. Assim, a equipa de Jorge Jesus, já sem muito por que lutar até final da época – ocupa o terceiro lugar, a 12 pontos do Benfica e dez do FC Porto –, tem sido base de recrutamen­to da equipa B, agora orientada por Luís Martins, que procura deixar os lugares de despromoçã­o – está em 19.º lugar na II Liga, a um ponto dos lugares da manutenção, depois de dois triunfos consecutiv­os que se seguiram a uma série de 13 jogos sem vencer. Por seu turno, o plan- tel secundário dos leões tem prescindid­o de jogadores para reforçar os juniores, comandados por Tiago Fernandes, que lutam pelo título que escapa aos verdes e brancos há cinco épocas.

É, pois, mediante um exercício de gestão apurado que na Academia se procura garantir os objetivos ainda ao alcance dos derradeiro­s patamares da formação dos leões. Assim, Jesus tem cedido por diversas ocasiões jogadores tidos por “excedentár­ios” no plantel principal e Luís Martins tem recebido os “reforços”

Matheus Pereira, Ryan Gauld, Ricardo Esgaio, André Geraldes, Francisco Geraldes e até Azbe Jug. Os jovens jogadores têm a judadoàre tomada equipa Be, mesmo que num patamar competitiv­o distinto daquele em quepre tenderiam afirmar-se, têm ganho ritmo competitiv­o. Em simultâneo, alguns atletas que vinham alinhando regularmen­te pela equipa B foram reintegrad­os no plantel júnior, que lidera o campeonato nacional do escalão, a par do Belenenses, e procura a conquista do título. São os casos do central turco Merih Demiral, de Jovane Cabral, de Bruno Paz e de Abdu Conté.

Jorge Jesus assumiu, na antecâmara da receção ao V. Guimarães, o desiderato de “reforçar ao máximo a equipa B para que possa ganhar e fazer os pontos necessário­s, porque é importante ela ficar na II Liga ”. É segundo a coordenaçã­o articulada dos três plantéis que o Sporting procura concretiza­r os objetivos de duas equipas – bês e juniores.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal