O Jogo

Foram o modelo tático (4x3x3) e a forma como a equipa defendeu que estiveram na origem da goleada em Dortmund?

-

Manuel José

Treinador “Salvio já não tem qualidade”

“A diferença neste jogo não esteve no esquema e eu teria feito igual a Rui Vitória. O que diferiu foi a intensidad­e de jogo entre as duas equipas, que foi abissal, assim como a velocidade. Independen­temente da capacidade de luta que Samaris e André Almeida têm, Fejsa faz sempre falta. De resto, devido às lesões, na direita Salvio também já não tem qualidade para jogar no Benfica e tem um péssimo desempenho defensivo, o qual sobrecarre­ga Nélson Semedo. Neste momento, o Benfica só tem dois pensadores: Pizzi e Ederson, que, mesmo na baliza, tem uma leitura de jogo invulgar. Já Fejsa é o grande fator de equilíbrio e das transições ofensivas da equipa, fazendo sempre falta.”

António Simões

Ex-jogador e treinador “Foram duas épocas meritórias”

“Não foi uma abordagem errada, percebi exatamente a estratégia de Rui Vitória para este jogo. Ele podia ter jogado só com Samaris e Pizzi no meio que, se o resultado final fosse igual, também se questionar­iam esses nomes. Para mim, o que importa primeiro que tudo é a qualidade dos jogadores, e depois vem tudo o resto. Aliás, não nos podemos esquecer de que, nas duas últimas épocas, o Benfica teve um caminho meritório na Champions, comparando os seus recursos com o de rivais como o Dortmund. Na Alemanha, o Benfica fez uma primeira parte interessan­te, sofreu um golo mas soube recompor-se e dividir a posse de bola. Na segunda, no entanto, a energia do adversário foi decisiva.”

António Figueiredo

Ex-dirigente do Benfica “Milagres só surgem uma vez”

“Quando acontece uma derrota por 4-0, a opção não foi boa. Considero que a equipa não abordou o jogo da melhor forma, como já aconteceu nalguns jogos da I Liga. Mas foram utilizadas as cautelas necessária­s, tendo em conta o 1-0 do Estádio da Luz, onde o Benfica teve uma vitória feliz e o adversário falhou golos de baliza aberta. Esses milagres não acontecem duas vezes seguidas, mas também não esperava este desaire, embora estivesse cético quanto à passagem da eliminatór­ia. Seja como for, 1-0 é um resultado sempre muito ingrato. Acho que faltou Fejsa, é um médio que faz sempre falta, dado ser um atleta fundamenta­l tanto a recuperar a bola como nas transições.”

Daúto Faquirá

Treinador “Fejsa permitiria ligar bem o jogo”

“Não vejo o 4x3x3 como tendo sido errado. Acho que, tal como em Nápoles, o Benfica estava a jogar bem até a qualidade dos jogadores adversário­s ditar leis. Em Dortmund, a equipa até conseguiu dividir mais o jogo do que fizera em Lisboa e, por exemplo, o Benfica no Dragão também só equilibrou mais com André Horta como terceiro médio. A opção tomada não revela qualquer receio, foi só uma forma de respeito por um adversário que é melhor do que qualquer outro que disputa o nosso campeonato. O Dortmund é uma equipa muito evoluída taticament­e e com miúdos de grande qualidade individual. Já Fejsa, é sempre diferente tê-lo, pois liga muito bem o jogo na intermediá­ria.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal