O Jogo

Treinador é talismã para Guimarães

Pedro Emanuel estreia-se num estádio no qual já triunfou por duas vezes, uma pela Académica e outra pelo Arouca, em quatro tentativas

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

Já o saldo com o homólogo do V. Guimarães, Pedro Martins, não é favorável. Em oito confrontos, o treinador canarinho soma três vitórias (uma pela Académica e duas pelo Arouca) e cinco derrotas

Apresentad­o anteontem pela SAD do Estoril como sucessor de Pedro Carmona no comando técnico, Pedro Emanuel estreia-se com um desafio complicado, contra um adversário que é forte candidato à Europa, embora o local até lhe traga boas recordaçõe­s: em quatro visitas ao D. Afonso Henriques, o agora treinador canarinho venceu duas.

Esses triunfos, com Académica e Arouca, foram obtidos em momentos complicado­s dasrespeti­vastempora­das,havendo a curiosidad­e de os ter conseguido com os emblemas queentãode­fendiaapas­sarem pelas mesmas aflições classifica­tivas do Estoril.

A primeira vez, na altura no comando da Académica, que se deslocou a Guimarães na última jornada da época 2011/12, apressãonã­opoderiase­rmaior para o atual técnico canarinho. Os estudantes corriam o risco de descer divisão, mas uma vitória ante os vimaranens­es, por 2-1, selou a permanênci­a.

A situação era também difícil quando o Arouca viajou até ao Minho em abril de 2014. Faltavam três rondas para o término da Liga, a equipa então comandada por Pedro Emanuel tinha apenas mais dois pontos que os emblemas em lugares de despromoçã­o. Os arouquense­s venceram, por 3-2, e deram assim um passo importante para evitar a descida à II Liga.

O atual V. Guimarães tem mostrado solidez, estando bem posicionad­o para lutar pelo quarto lugar, e a essa dificuldad­e há outro obstáculo a acrescenta­r: se as visitas ao D. Afonso Henriques – ou metade delas, pelo menos – trazem boas memórias a Pedro Emanuel, o mesmo não se pode di- zer do confronto direto com Pedro Martins: em oito ocasiões que se defrontara­m, quando este último treinava o Marítimo e o Rio Ave, o técnico estorilist­a perdeu cinco jogos e venceu três. Curiosidad­es estatístic­as que mais não são do que meros apontament­os.

 ??  ?? Pedro Emanuel quer tirar o Estoril do momento complicado que atravessa
Pedro Emanuel quer tirar o Estoril do momento complicado que atravessa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal