O Jogo

GOLOS EQUILIBRAM COMBATE DESIGUAL

FREAMUNDE Filippi luta contra um linfoma diagnostic­ado em janeiro. Os colegas dedicam-lhes todos os golos da equipa

- JOAQUIM JORGE

Afinal, não era só uma gripe. O cansaço, o desconfort­o na garganta e os episódios febris eram o prenúncio de uma nova batalha na vida do jovem argentino, que aos 22 anos lutava pelo sonho europeu

Os exames feitos em Portugal revelaram o nome do novo adversário de Filippi. “De todas as doenças más, tocou-me a melhor” – é desta forma, quase desconcert­ante, que Filippi aborda o linfoma de Hodgkin que pôs travão à carreira de futebolist­a e o levou de regresso à Argentina, onde tem combatido a doença que classifica como enganadora. “Com os sintomas que tinha, nunca pensei ter algo tão grave”, desabafou.

A quimiotera­pia, dividida em seis sessões, tem ocupado parte do seu tempo, no que considera “um intervalo na carreira”. Com quatro etapas já concluídas, diz sentir-se “muito bem”, embora saiba que ainda é cedo para voltar aos relvados. “Para já terei de fazer mais duas sessões, com intervalos de quinze dias. Depois, novo estudo para perceber se ainda há células resistente­s no meu corpo”, explica. Acompanhad­o de perto pelos pais e dois irmãos, tem feito uma vida normal: “Tenho corrido e tenho feito algum ginásio.”

À distância, vai seguindo o percurso do Freamunde, clube onde diz ter encontrado “uma segunda família”. As redes sociais permitem-lhe manter o contacto com um grupo que faz questão de celebrar cada golo com uma camisola de Filippi bem erguida. Um gesto que não só emociona o jogador como “lhe dá ainda mais força para recuperar rapidament­e”. “A primeira vez que o fizeram, eu estava no estádio e senti muito orgulho nos meus colegas. Tive vontade de chorar de alegria”, recorda.

Sempre com uma atitude muito positiva, olha para o futuro com um objetivo bem definido. “Gostaria de regressar a Freamunde para tentar retribuir tudo o que têm feito por mim. E se não voltar para jogar, quero pelo menos ter a oportunida­de de voltar a estar com os meus amigos.” Ligado contratual­mente ao Colón de Santa Fé até 2018, vai contando os dias para voltar a fazer o que mais gosta, até porque o futuro nunca foi preparado com um plano B. “Sim, é verdade. Nunca me vi a fazer mais nada, embora tenha estudado Marketing.” Fora de questão está abraçar a engenharia a que se dedicam os dois irmãos. Seja como for, o futuro terá de esperar.

“A primeira vez que me dedicaram um golo, senti muito orgulho nos colegas. Quis chorar de alegria”

Filippi

Médio do Freamunde

 ??  ?? Filippi estava na bancada, contra o Vizela (1-0), quando os colegas lhe dedicaram o golo
Filippi estava na bancada, contra o Vizela (1-0), quando os colegas lhe dedicaram o golo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal