O Jogo

“Soares deu-nos dores de cabeça”

DYBALA, estrela da Juventus, não dá a discussão por encerrada e lembra…

- JOÃO ARAÚJO

“SE CASILLAS VIR ESTA ENTREVISTA, QUE ME TRAGA UMA CAMISOLA”

“O FC Porto já tinha demonstrad­o contra o Roma que deve ser levado a sério, até porque num jogo deste tipo na Champions, tudo pode acontecer” Luigi Del Neri Treinador da Udinese

No campeonato italiano, a Udinese de Luigi Del Neri, 66 anos, esteve em duas ocasiões perto de conseguir algo que esta época só sucedeu quatro vezes em 41 jogos disputados: a Juventus sair derrotada

Em ambas as ocasiões, a equipa de Udine esteve em vantagem no marcador e acabou, primeiro, derrotada e, depois, empatada na sequência de lances de bola parada. Em outubro foram dois penáltis de Dybala, há oito dias uma cabeçada de Bonucci após livre de... Dybala. E o argentino é mesmo um dos elementos dos bianconeri destacados por Del Neri, que não vê pontos fracos na Vecchia Signora e por isso mesmo, bem como pelo resultado da primeira mão, aconselha o FC Porto a jogar como em casa.

Nos dois jogos da Serie A, a Udinese esteve em vantagem e a Juventus acabou por marcar em lances de bola parada. Como se trava a Juve?

—Contra o FC Porto, a Juventus será muito diferente da que nos defrontou. Nós fizemos duas partidas de alto nível, demos o máximo de nós e criámos-lhes algumas dificuldad­es, mas é uma equipa feita de grandes campeões e que tem uma grande diversidad­e de soluções para resolver os jogos. E é sobretudo uma equipa que, em Turim, sofre poucos golos. É claro que o jogo da primeira mão não serve de referência, já que o FC Porto ficou reduzido a dez. Vi esse jogo e a superiorid­ade numérica ajudou a Juventus a sentir-se confortáve­l. Acima de tudo, trata-se de uma equipa completa.

Pensa que, 11 contra 11, o FC Porto tem possibilid­ades de vencer?

—O 2-0 da primeira mão dá uma grande vantagem à Juventus. O FC Porto deve procurar fazer o seu jogo, jogar ao máximo, pois a Juve é uma equipa dura e uma das melhores da Europa.

O que lhe agradou mais no FC Porto da primeira mão?

—É uma equipa que joga um futebol bom e positivo, mas é difícil avaliar por esse jogo. O FC Porto já tinha mostrado contra o Roma que deve ser levado a sério, até porque num jogo deste tipo na Liga dos Campeões, qualquer coisa pode acontecer. O importante é a maneira como se vai encarar o jogo, porque a Juventus joga em casa e tem jogadores de alto nível. O FC Porto deve ter atenção a todas as fases do jogo, mas terá de fazer o jogo perfeito. Mais do que pensar em passar a eliminatór­ia, deve pensar em fazer um bom jogo, em jogar à Porto.

Antes da primeira mão, Prandelli, em entrevista a O JOGO, aconselhav­a a jogar um contra um. Pensa o mesmo?

—São eles que jogam um contra um! A Juventus é forte porque tem qualidades únicas, é organizada e tem jogadores de qualidade, como Higuaín, Pjanic, Dybala... Um contra um é complicado; o que é preciso é ritmo, intensidad­e de jogo, mas a Juve vai jogar em casa e, nessas circunstân­cias, é sempre dona do jogo.

O que pode esperar o FC Porto em Turim?

—Um ambiente de convicção de que vão passares ta eliminatór­ia, mesmo estando consciente­s das dificuldad­es que vão encontrar. É um estádio com os adeptos muito em cima do relvado, muito participat­ivos. A Juventus não tem, para mim, pontos fracos e, repito, joga com um ritmo alto, intensidad­e e convicção. A verdade é que o FC Porto não tem nada a perder e, depois da derrota na primeira mão, deve jogar como se estivesse em casa, como se fosse no Dragão.

Vê esta Juventus como próxima campeã da Europa?

—Não, mas vejo-a entre as quatro ou cinco melhores equipas da Europa na atualidade. Está num grupo em que incluo também o Real Madrid, o Barcelona, o Borússia Dortmund... tudo equipas muito fortes. Além disso, penso que a Juventus ainda está em construção, ainda pode melhorar, apesar de já ter uma capacidade muito grande para matar os jogos.

“Fizemos duas partidas de alto nível [contra a Juventus], demos o máximo de nós e criámos-lhes dificuldad­es, mas é uma equipa com muitas soluções para resolver” “O FC Porto joga um futebol bom e positivo” “Mais do que pensar em passar a eliminatór­ia, o FC Porto deve pensar em fazer um bom jogo” “Nuno tem demonstrad­o qualidade, monta muito bem as equipas que treina e voltou à sua casa. Desejo-lhe sorte” “O pós-Mourinho não seria fácil para ninguém”

 ??  ?? EXCLUSIVO
EXCLUSIVO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal