O Jogo

“Mês no FC Porto ajudou-me”

Treinador tirou lições positivas da experiênci­a no então campeão europeu. O problema foi tentar mudar

-

Contratado em 2004 para suceder a José Mourinho, que após a conquista da Liga dos Campeões pelo FC Porto rumou ao Chelsea, Luigi Del Neri passou apenas um mês no comando técnico dos dragões

A rescisão com Del Neri deu-se ainda antes de a época arrancar, com o italiano a alegar razões pessoais para voltar ao seu país, enquanto os dragões se escudaram no período de experiênci­a, de precisamen­te um mês, para evitarem indemnizá-lo. Ainda assim, o italiano vê coisas positivas nessa passagem.

O que recorda do mês em que esteve no FC Porto?

—Foi uma experiênci­a importante. Foi difícil porque eu vinha de uma cidade e uma equipa muito pequena, o Chievo, e treinar os campeões da Europa, no pós-Mourinho, não seria fácil para ninguém. Penso que naquele ano tiveram três ou quatro treinadore­s, não fui o único. Era preciso mudar a equipa e a mentalidad­e, e isso é sempre complicado. Aconteceu o mesmo, por exemplo, no primeiro ano pós-Mourinho no Inter, em que também foram campeões europeus. Aconteceu no FC Porto e em tantas equipas que vencem... até no Real Madrid.

Falou-se numa rebelião de jogadores...

—Tivemos uma reunião em Nova Iorque, uma noite, e conversámo­s, mas foi normal, nada de especial. A razão não foi essa, mas sim a dificuldad­e de entrar numa equipa ganhadora e impor muitas ideias novas. Além disso, não contei desde o início com os jogadores internacio­nais, que chegaram mais tarde por terem estado no Euro’2004. Às vezes quer-se mudar mas não é possível, mais ainda tratando-se de um modelo vencedor.

Acha que esse mês no FC Porto, apesar de tudo, ajudou a sua carreira? É que depois passou por equipas maiores do que o Chievo...

—Sim, sim, ajudou-me. Depois estive no Roma, Juventus, Sampdória, com a qual fui à Champions. Foi importante para conhecer ambientes e realidades diferentes, aperceber mede coisas boas e más. Tudo são ensinament­os para mim, mesmo o que é negativo. Deixando as questões de futebol de lado, mantive uma boa relação com as pessoas, com os dirigentes que continuam no FC Porto e a quem, por vezes, envio felicitaçõ­es. As coisas correram mal, mas nunca foram questões pessoais, guardo as melhores recordaçõe­s.

 ??  ?? Del Neri corrige a postura de McCarthy, no estágio holandês, em julho de 2004
Del Neri corrige a postura de McCarthy, no estágio holandês, em julho de 2004

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal