O Jogo

“Vice” do Besiktas não desmente interesse em Jesus

O jovem passou com distinção no teste de Tondela e Jorge Jesus está a estudar a melhor maneira de o manter no onze inicial

- DUARTE TORNESI

Os regressos de Alan Ruiz e Bruno César, que cumpriram castigo, têm baralhado as contas do treinador, que encara o camisola 56 como um dos principais “rostos” da política de aproveitam­ento da prata da casa

Numa altura em que decorrem a todo o vapor as preparaçõe­s para a receção ao Nacional, marcada para o próximo sábado, Jorge Jesus tem enfrentado um quebra-cabeças a nível tático motivado pela ideia de manter Podence no onze inicial do Sporting. Benefician­do dos castigos de Bruno César e Alan Ruiz, que falharam a deslocação a Tondela, o camisola 56 estreou-se a titular com o leão ao peito e protagoniz­ou uma excelente exibição, coroada com a assistênci­a para o primeiro dos quatro golos de Dost. O feito permitiu-lhe somar pontos na luta por um lugar no onze e candidatar-se a novo “rosto” da política de aproveitam­ento da prata da casa.

Convencido com as velozes jogadas e com a capacidade do jovem de 21 anos em romper a defesa dos beirões, Jorge Jesus tem quatro soluções ao seu dispor que contemplam a permanênci­a de Podence no lote dos titulares. A primeira passa pela manutenção do esquema utilizado em Tondela, onde o jogador formado em Alcochete atuou nas costas de Dost. Desta forma, Alan Ruiz seria relegado para o banco; Bruno César regressari­a para ocupar a posição 8 e Bryan Ruiz deslocar-se-ia do corredor central para o lado esquerdo do ataque, onde, no último encontro, jogou Matheus Pereira. Recorde-se que o técnico do Sporting crê que o jogador resgatado ao Moreirense encaixa como uma luva como segundo avançado ao ponto de, tal como O JOGO noticiou, ter pedido a João de Deus para o utilizar nessa posição nos bês, no final da última época.

As restantes três hipóteses para a manutenção de Podence no onze passam por encostá-lo ao lado esquerdo para permitir que Alan Ruiz – que somava quatro golos em cinco jogos antes de levar o quinto amarelo frente ao V. Guimarães – volte a formar parelha com Dost. Neste cenário, a “vítima” da preferênci­a pelo argentino e pelo português até pode ser... Marvin, que cederia o seu lugar a Bruno César no lado esquerdo da defesa para um modelo mais ofensivo – com Bryan Ruiz, Podence, Gelson, Alan Ruiz e Dost juntos no ataque – próprio de um desafio em casa frente a um adversário do fundo da tabela.

Finalmente, e caso Jesus opte por um lateral de raiz na ala esquerda com Podence, a dúvida estaria entre a titularida­de de Bryan ou Bruno César à frente de William no meiocampo, posição que ambos já ocuparam – o costa-riquenho em Tondela e o brasileiro ante o V. Guimarães – após a lesão de Adrien, que continua a recuperar (ver página 19).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal