O Jogo

OMISSÃO PODE SALVAR TIRSENSE

Clube recorre de derrota na secretaria e pede adiamento de jogos para poder disputar a zona de subida

- JOÃO MAIA

O princípio da tipicidade é a grande arma na defesa do Tirsense para reverter a decisão do Conselho de Disciplina que puniu o clube com derrota na secretaria frente ao Vilarinho

Uma omissão no artigo 103.07, norma que o Tirsense não cumpriu ao apresentar dois jogadores nascidos em 1996 numa ficha de 18 atletas – deveria ter apresentad­o três jogadores Sub-21 – frente ao Vilarinho, o que custou uma derrota na secretaria, punida pelo Conselho de Disciplina, e o segundo lugar da Divisão de Elite da AF Porto falhando, assim, a fase de subida,éa grande arma da defesa do emblema de Santo Tirso que enviou, ontem, o recurso para o Conselho de Justiça.

Segundo a firma de advogados JPAB, que está encarregue da defesa do Tirsense, o clube considera que o artigo 47.º – que elenca a punição por inclusão irregular de intervenie­ntes do jogo – “nada tem que ver com o 103.07” por não existir nenhuma referência querem e tao não cumpriment­o do 103.07 para o47.º.É,segun doo Tirsense, o princípio da tipicidade da lei. Trocado por miúdos, a JPAB considera que “se não está escrito não pode ser aplicado. O 103.07 tinha que remeter para o 47º e não remete”, explica.

Estaéa principal argumentaç­ão nadefe sado Tirsense que entende, por isso, só poder ser castigado comas punições referidas no artigo 103.07: coimas. Os jesuítas contestam, ainda, o Regulament­o Disciplina­r da AF Porto, baseado no da Federação Portuguesa de Futebol que entretanto já atualizado sendo que a Associação portuense não acompanhou a mesma atualizaçã­o pois o “estatuto que está em vigor nãoéo que devia estar porque a FPF já aprovou um mais recente”.

O Conselho de Justiça tem, agora, quatro dias para decidir o recurso apresentad­o caso contrário, entende a JPAB, a AF Porto terá de “adiar os jogos de Tirsense e Lixa” da fase de descida/permanênci­a e subida, respetivam­ente. A JPAB lembra os casos de Boavista e Gil Vicente, em que a “justiça civil contrariou as decisões da justiça desportiva” e apela para o órgão adiar uma ou duas jornadas de modo a ter “mais tempo para se debruçar sobre o assunto”. Caso a Associação não suspenda os encontros de Tirsense e Lixa, o clube de Santo Tirso irá avançar com uma providênci­a cautelar, tal como havia ameaçado. Se não conseguir paralisar a partida de domingo, o Tirsense admite comparecer ao jogo da fase de descida/permanênci­a frente ao Barrosas. Mas uma coisa é certa, a determinaç­ão é grande em Santo Tirso e o clube garante que vai até “às últimas consequênc­ias”. Noutro contexto, foi o Aves B que pediu a antecipaçã­o para sábado da receção ao Canelas, e não os gaienses como O JOGO erradament­e noticiou.

 ??  ?? Andrés Madrid, treinador do Tirsense
Andrés Madrid, treinador do Tirsense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal