O Jogo

ÁGUAS SANTAS E AVANCA NA LUTA PELA ÚLTIMA VAGA

Primeira fase do Nacional termina hoje, com os jogos a começarem às 21h00 e com um motivo de interesse, que passa pela conquista do sexto posto, o último a dar acesso ao Grupo A

- AUGUSTO FERRO

A primeira fase do Nacional de andebol conclui-se hoje, com o Águas Santas e o Avanca a lutarem ainda pelo acesso ao Grupo A. Têm deslocaçõe­s complicada­s, mas o sonho só irá terminar com o apito final

O Águas Santas tem mais dois pontos do que o Avanca, antes de se cumprir a 26.ª e derradeira jornada desta noite, mas no confronto direto entre os dois clubes, é o segundo que leva vantagem, já que venceu em casa (23-20) e empatou fora (23-23), mas é só nesta vertente que o conjunto orientado por Carlos Martingo ganha alguma superiorid­ade. Apesar de ter vencido de forma surpreende­nte o ABC, em casa, na última ronda (2827) – o que lhe permitiu manter-se agarrado ao sonho de atingir o grande objetivo desta temporada – o Avanca tem hoje um obstáculo tremendo, que passa por defrontar os leões como visitante. Isto também porque o Sporting não pode desperdiça­r mais pontos, já que, se o FC Porto vencer na Horta, irá entrar no Grupo A com três de atraso em relação aos dragões. Em suma, o Avanca precisa imperiosam­ente de ganhar, mas, mesmo que o consiga, isso poderá não ser suficiente: é ainda necessário que o ABC derrote, em Braga, o Águas Santas, equipa que também conseguiu, nesta primeira fase, ultrapassa­r, em casa, o conjunto orientado por Carlos Resende.

O Sporting, como todos os outros candidatos ao título, não quer nem pode esbanjar aquilo que hoje está em disputa. O técnico Hugo Canela asconfiant­e sume que vai encarar este encontro com toda a seriedade. “Estamos motivados porque as coisas têm-nos corrido bem. A qualidade que temos dá-nos algumas garantias. Claro que, durante o encontro, vão surgir vários obstáculos criados pelo adversário, mas a equipa está e preparada. Todos os jogos são finais”, lembrou.

Certo é que o primeiro lugar desta fase é garantidam­ente do FC Porto e por larga margem. Com a particular­idade de, em caso de vitória nos Açores, repetir a campanha da época passada, mas este ano, porque houve alargament­o (tem mais duas equipas), terá ainda mais quatro jogos, atingindo os 26 triunfos.

As diferenças só surgirão depois, isto porque o título volta a ser disputado no sistema utilizado num passado recente e abandonand­o o play-off que vigorou nas duas últimas épocas. Ou seja, com seis equipas a continuare­m a lutar pela conquista do campeonato, todas contra todas em dez jornadas, entrando com metade dos pontos , sendo que quem acabar com pontuação ímpar arredonda para cima.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal