O Jogo

Simão já ganha fora

Autogolo no minuto inicial abriu caminho à primeira vitória fora do treinador arsenalist­a na I Liga

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

O Belenenses não baixou os braços perante os erros próprios e as adversidad­es, mas quando preparava o assalto final, ficou reduzido a dez. E o Braga consolidou o quarto lugar

O Braga passou no Restelo com um triunfo por 2-1, num jogo em que beneficiou de um erro grave de Florent, com escassos 49 segundos disputados: o lateral-esquerdo desentende­u-se com o guarda-redes Cristiano, meteu a bola na própria baliza e deu, desse modo, um bom empurrão à equipa de Jorge Simão na tarde em que o arsenalist­a regressou a um campo onde já treinou. Esta foi, de resto, a primeira vitória fora do técnico em jogos de campeonato com as cores bracarense­s.

Apesar do golo madrugador e de um outro que Rui Fonte marcaria ainda na primeira parte, o Belenenses nunca se deu por vencido e andou sempre atrás de melhor resultado, pecando for falta de eficácia. Já o Braga, e após um começo tão favorável, cavalgou a onda e teve mérito na forma como geriu a posse de bola. Assis, à frente dos centrais, varria a zona central, com Vukcevic e Pedro Santos a darem-lhe uma preciosa ajuda quando os minhotos não tinham bola. Ganhando-a, cabia ao camisola 23 fazer a condução, com Cartabia e Ricardo Horta a encetarem as aceleraçõe­s. Do lado do Belenenses, Quim Machado apostou no 4x4x2, com Juanto a dar apoio direto a Maurides na frente, ficando Vítor Gomes e Persson na intermediá­ria. Depois do 1-2, quando os da casa reduziram, de grande penalidade, então houve mais azul no Restelo, terminando o Belenenses a primeira parte a acumular lances de perigo iminente.

No reatamento, os lisboetas continuara­m a reagir e Quim Machado juntou Tiago Caeiro a Maurides na frente para dar pujança ao ataque, lançando ainda Fábio Nunes para este gerar cruzamento­s para as duas torres do ataque. Aí, novo contratemp­o, com o extremo a ser expulso e a impedir esse assalto final. Tranquilo, o Braga geriu o ritmo até final, principalm­ente com Alan a mostrar em que consiste a arte de segurar a bola e a ajudar a garantir três pontos importante­s, que cimentam a equipa no quarto lugar da I Liga.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal