O Jogo

Teo ameaça voltar no verão

Insatisfei­to por ser suplente no Rosário Central

- MÁRIO DUARTE

Viu ontem Messi voltar a bisar e reassumir a liderança na corrida pela Bota de Ouro, na qual assume papel de relevo entre os que mais contribuem para a eficácia coletiva na hora de concretiza­r

Foi por pouco mais de 24 horas que Bas Dost esteve na frente da corrida para a Bota de Ouro que distingue o maior goleador da Europa, mas o avançado holandês de 27 anos contratado no último defeso ao Wolfsburgo por dez milhões de euros continua em plano de evidência entre o lote de jogadores que discute o galardão: distingue-se entre os que maior peso assumem no rendimento coletivo da equipa, no que à finalizaçã­o diz respeito.

O 28 do Sporting marcou 24 dos 49 golos que a equipa comandada por Jorge Jesus leva no campeonato, sendo responsáve­l por 48,9% do rendimento­goleador dos leões. Mas Bas Dost só entra na equipa à quarta jornada da prova, quando os verdes e brancos já tinham marcado por cinco ocasiões: acertadas as contas, o holandês é autor de 24 de 45 golos apontados desde a sua entrada em cena, o que perfaz uma contribuiç­ão de 54,5% dos tiros certeiros. Neste particular, apenas é superado por Modeste no top 10 da corrida pela Bota de Ouro: o avançado francês do Colónia, que chegou a estar também nas cogitações leoninas no defeso tem à sua conta 59,4% dos golos da equipa – mas os alemães ainda só marcaram por 37 vezes, menos 12 que o Sporting, pelo que é normal que os 22 golos do avançado assumam maior peso no rendimento global.

Certo é que, desde que passou a ser opção para Jesus, Bas Dost assumiu mais de metade dos golos marcados pela equipa, vincando o papel determinan­te que está a desempenha­r neste novo capítulo da sua carreira, agora de leão ao peito. Ontem, viu Lionel Messi recuperar a liderança na corrida pela Bota de Ouro, depois de bisar ante o Valência, na goleada do Barcelona por 4-2. Contudo, o 28 do Sporting mantém-se na luta, como evidenciam os seis golos apontados nas duas últimas partidas, com Tondela (quatro) e Nacional (dois).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal