O Jogo

Mbappé alimenta o sonho de Jardim

Avançado de 18 anos dá triunfo ao Mónaco, em Caen, bisando e sofrendo penálti que Fabinho transforma. Líder segue imparável

- ANTÓNIO PIRES

Começam a escassear adjetivos para elogiar a temporada que o Mónaco está a realizar e o desempenho de alguns dos seus jogadores. Ontem – e depois de ter garantido a qualificaç­ão para os quartos de final da Champions –, a equipa de Leonardo Jardim defendeu de forma competente e eficaz a liderança na Ligue 1 com um triunfo por 3-0 em Caen.

Um jogo em que a figura foi Kylian Mbappé, o novo avançado fenómeno do futebol mundial – completou 18 anos no dia 20 de dezembro passado e foi chamado pela primeira vez por Jardim, aos 16 anos, contra o... Caen – que destroçou a defesa contrária. Logo aos 13’, após uma tabela com Germain,tirounaáre­adoisdefes­as da frente e disparou para o 1-0. Ainda na primeira parte, o árbitro deixou por assinalar doispenált­isafavordo­smonegasco­s: aos 37’, numa falta sobre Mbappé e aos 41’ num derrube a Lemar.

Contudo, a superiorid­ade do Mónaco teria reflexos no marcador após o descanso. Uma arrancada impression­ante de Mbappédesd­ealinhadem­eiocampo terminou com um derrube na área que permitiu a Fabinho (49’) ampliar de grande penalidade. Depois, Jardim procurou gerir o jogo, reforçou o meio-campo colocando Bakayoko, e sentenciou a partida aos 81’. João Moutinho , após excelente receção de bola, cruzou de pé esquerdo paraobisde­cabeçadeMb­appé. Chamado na semana passada pela primeira vez à seleção francesa, o atacante prodígio marca há cinco jogos consecutiv­os, leva 13 golos nas últimas 12 partidas e, em toda a época, 19 em 32 desafios, faturando um golo a cada 88’ de utilização. Impression­ante!

Patrice Garande, técnico do Caen, resumiu no final: “O Mónaco jogou com um fenómeno na frente, Mbappé, que sozinho matou-nos.” Por sua vez, Leonardo Jardim, destacou o grupo: “Kylian está a progredir a um nível muito alto e teve uma excelente prestação. Mas hoje não foi titular o Bernardo Silva, também um grande jogador, Bakayoko começou no banco... Falcao e Sidebé estão lesionados... Precisamos de todos os jogadores para jogarmos no limite”, sublinhand­o: “Vamos chegar a abril empenhados em quatro frentes, é cansativo, mas vamos jogar a fundo em todas. Não pensamos nos nossos adversário­s, mas em jogar o nosso futebol.”

 ??  ?? Mbappé leva um golo marcado a cada 88 minutos de utilização esta temporada
Mbappé leva um golo marcado a cada 88 minutos de utilização esta temporada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal