O Jogo

SAD tem direitos sobre Marega

Venda de Soares deu 30 por cento da mais-valia em caso de transferên­cia do maliano, um cenário cada vez mais provável

- TOMAZ ANDRADE

Nova cedência e 30% da mais-valia de uma eventual venda

Para o Vitória ter Marega em 2017/18, conforme está contratual­izado, é preciso que o treinador do FC Porto não queira o jogador e também é necessário que não chegue uma proposta muito alta ao Dragão

A venda de Soares ao FC Porto pode garantir, a curto prazo, um importante encaixe financeiro ao Vitória. Isto porque no negócio que levou o ponta de lança para o Dragão, em janeiro, a SAD garantiu 30 por cento da mais-valia numa hipotética venda de Marega. E o maliano, pela época que tem vindo a realizar, é um nome forte para o mercado de verão. Como a permanênci­a do avançado no plantel do Vitória na próxima temporada está dependente do cumpriment­o de uma série de situações, o mais provável é que o maliano seja mesmo vendido para o estrangeir­o durante o defeso.

A transferên­cia de Soares para o FC Porto em janeiro, num negócio que em termos oficiais ficou marcado por muito secretismo, começa agora a ser detalhada. Para além de ter recebido 3,5 milhões de euros, respeitant­es a metade do passe (a outra metade continua a pertencer a Deco), o Vitória garantiu a permanênci­a de Marega no plantel de 2017/18 desde que sejam cumpridas duas permissas. A primeira é a de que o treinador do FC Porto não queira ficar com o maliano. Se Nuno Espírito Santo, ou outro treinador, decidir incluí-lo no plantel da próxima época, o Vitória perderá automatica­mente a primazia sobre o jogador. Há ainda outra situação e esta é a mais importante: se surgir uma proposta para o FC Porto vender o internacio­nal africano acima de um determinad­o valor (o montante an- dará entre os três e os quatro milhões de euros), a SAD vimaranens­e deixará também de poder contar com ele na próxima época. Nesse caso, o clube receberá 30 por cento da mais-valia da operação - Marega terá custado aos portistas à volta de três milhões. Ora, pelas últimas informaçõe­s recolhidas, o avançado tem sido observado com insistênci­a por alguns clubes ingleses, podendo ser transferid­o por uma verba a rondar os dez milhões de euros.

Outra situação que está contratual­izada é que só o Vitória pode receber o jogador na condição de emprestado.

O reencontro de Marega com os golos, depois de um longo jejum com as balizas, pode funcionar como alavanca para a consumação em breve de um negócio que poderá render ao Vitória uma quantia significat­iva.Oavançadot­em, até esta altura, 12 golos apontados, sendo o melhor marcador da equipa de Pedro Martins. Depois de ter marcado ao Sporting e ao Estoril, colocandou­mpontofina­lnuma série de 11 partidas sem golos, o avançado ficou em branco no jogo com o Rio Ave, na última jornada, mas não deixou de ter uma participaç­ão decisiva no resultado ao fazer uma assistênci­a para Texeira. Esta já é a melhor temporada do jogador em Portugal.

 ??  ?? Maliano pode vir a render uma importante quantia para os cofres do Vitória
Maliano pode vir a render uma importante quantia para os cofres do Vitória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal