O Jogo

Leitão com “tudo para ter sucesso”

Henrique Nunes treinou o novo técnico durante cinco épocas – no Feirense e no Arouca – e reconhece-lhe o mérito conquistad­o pela experiênci­a

-

CLÁUDIA OLIVEIRA

Jogou nos campeonato­s da II e I Liga nacionais e esteve seis anos a jogar em Inglaterra. Na sua quinta temporada como adjunto chega a treinador principal e vai estrear-se com o Sporting

O atual treinador do Arouca não é novo na casa. Com 63 jogos disputados com a camisola do clube, todos na II Liga, e cinco temporadas como adjunto da equipa sénior e treinador dos juniores, Jorge Leitão está em Arouca há quase oito anos. Diz quem o conhece que a ascensão é justa.

“O Jorge era um atleta e um homem com grande carisma”, recorda Henrique Nunes. O treinador, atualmente no Benfica de Macau, orientou Jorge Leitão como avançado no Feirense e no Arouca, conhecendo-lhe a personalid­ade reservada e o empenho. “Não era de falar muito, mas, pela sua forma de estar, foi sempre um exemplo a seguir. Foi um atleta de referência nos clubes que represento­u.”

Leitão teve uma passagem pela I Liga, ao serviço do BeiraMar, onde partilhou balneário com Jardel e Artur, médio que agora treina. Conta ainda com seis anos ao serviço do Walsall, do terceiro escalão do futebol inglês, tornando-se um nome marcante e que os adeptos britânicos sempre admiraram. No Walsall fez mais de 200 jogos . A sua primeira experiênci­a enquanto técnico foi ao lado de Vítor Oliveira, no ano de subida do Arouca à I Liga. “Acumulou experiênci­a como treinador nas equipas técnicas do Arouca. Acho que tem tudo para ter sucesso: em formação, tem experiênci­a como jogador e como treinador”, considera Henrique Nunes, acrescenta­ndo que “toda a gente gosta do Jorge. Fico a torcer por ele e pelo seu sucesso”.

Jorge Leitão está a aproveitar a paragem no campeonato para recuperar Anderson Luís e Adilson. Na manhã de ontem, Anderson já trabalhou normalment­e. Adilson fez a parte inicial do treino no relvado, mas terminou a sessão no ginásio. Ambos estarão aptos para o jogo com o Sporting. A novidade no treino foi a presença de dois jovens ganeses, Frederick Agyemang e Yaw Moses, integrante­s da equipa de juniores do Arouca, que trabalhara­m com os seniores.

 ??  ?? Jorge Leitão tem a missão de conduzir o Arouca, num momento difícil
Jorge Leitão tem a missão de conduzir o Arouca, num momento difícil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal