O Jogo

Kléber foi o autor do golo 1000

Os canarinhos superaram anteontem a barreira do milhar de finalizaçõ­es certeiras no principal escalão

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

Anteontem foi um dia especial para o Estoril. Além da importante vitória em casa do Tondela, crucial na luta pela permanênci­a, os canarinhos alcançaram a marca dos mil golos no principal escalão do futebol português. Esse momento aconteceu aos 17 minutos contra os tondelense­s, graças a Kléber. O avançado brasileiro, de 26 anos, converteu uma grande penalidade, cometida sobre ele mesmo, e ganhou um lugar na história do clube. O mesmo jogador, outra vez de penálti, bisaria na partida.

A história do Estoril no principal escalão, no qual já está na 25.ª participaç­ão, começou em 1944/45 e foi na segunda jornada dessa época que surgiu o primeiro golo. O avançado jugoslavo Petrack marcou o único golo canarinho numa derrota em casa do V. Guimarães (2-1), mas ganhou um lugar na história da formação da Amoreira. Já o golo 100 surgiu duas temporadas depois, por intermédio de Bravo, numa derrota por 3-1 no terreno do Benfica, na 15.ª jornada.

Para chegar ao meio milhar, contudo, os canarinhos esperaram 29 anos. Na 11.ª jornada da época 1975/76, o primeiro golo na vitória em Setúbal (3-1), apontado pelo brasileiro Clésio, permitiu aos canarinhos alcançar a marca dos 500 golos na I Divisão.

E foi outro brasileiro, Kléber, que 41 anos depois colocou os canarinhos acima dos mil golos na I Liga. Um marco histórico que pode ser seguido de outro, caso o Estoril vença, por mais do que um golo, o Benfica na quarta-feira no Estádio da Luz e se qualifique para a Taça de Portugal, pela segunda vez.

 ??  ?? Avançado brasileiro entra para a história canarinha
Avançado brasileiro entra para a história canarinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal