O Jogo

Casemiro não esquece passagem pelo Dragão

Peça nuclear do Real Madrid de Zidane, médio elogia a estrutura do FC Porto e assume que continua ligado ao clube

- HUGO SOUSA

O protagonis­mo conseguido na Invicta devolveu-o ao Real Madrid com outro estatuto. O sucesso tem sido tal que Lopetegui, que o treinou em Portugal, até já brincou com ele: “Não queres ser espanhol?”

Casemiro é um dos indiscutív­eis das opções de Zidane no meio-campo do Real Madrid, estatuto conseguido em parte à boleia do êxito alcançado com a passagem pelo FC Porto. Entrevista­do pelo “Globoespor­te”, o brasileiro assumiu que mantém com os dragões uma relação afetiva forte. “O FC Porto é um clube que, quando você sai, continua a torcer. A cidade e o pessoal que trabalha lá vive o clube. Fiquei um ano e tenho contacto até hoje. A assistênci­a que dá fora de campo é extraordin­ária e proporcion­a muitas coisas”, elogiou, destacando também o papel de Julen Lopetegui, extécnico portista e atual selecionad­or espanhol. “Aprendi muito. Ele é chato com tática, está sempre a cobrar; foi uma aprendizag­em excelente”, conta. E diz mais: “Numa das conversas que tivemos depois que voltei para o Real Madrid, ele brincou: ‘Não queres virar espanhol?’”

Fanático por futebol – “a minha mulher reclama porque até o campeonato belga eu vejo” –, Casemiro conta que está a aprender inglês e parte da justificaç­ão é, no mínimo,

Casemiro tem sido um dos alicerces do meio-campo do Real Madrid curiosa. “É muito importante. Não só para falar com os árbitros,masnavida.Ébomterum diálogo melhor com os árbitros”, explicou, destacando

Casemiro Marcelo, Danilo e os portuguese­s do Real Madrid – Ronaldo, Pepe e Coentrão – como amigos de referência. No final dos jogos, assume ainda, corre para as estatístic­as. “Sou muito ligado. Gosto de ver, principalm­ente os meus erros. Gosto de ver primeiro os passes errados”, confessa. “Se no jogo euerromais­doquequatr­opasses, no dia seguinte o míster já está... ‘Perdeu muita bola, tem que melhorar’.”

Crescer sem pai foi, assume, uma mágoa que o fez valorizar ainda mais o papel da mãe. E jogar o Mundial é agora a meta de sonho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal