O Jogo

ÁGUIAS TIVERAM MAIS SENTIDO COLETIVO

Triunfo sobre o FC Porto mantém o Benfica a sonhar com a liderança da segunda fase da Liga Portuguesa

- SANDRO BAGUINHO

O Benfica bateu o FC Porto e ainda acalenta esperanças de chegar ao primeiro lugar da segunda fase da Liga de basquetebo­l. Num pavilhão da Luz praticamen­te repleto de adeptos encarnados, que deram contributo importante para mais uma vitória – a quarta do Benfica sobre o FC Porto esta época –, a equipa de Carlos Lisboa entrou melhor no clássico, benefician­do também de algum desacerto portista nos lançamento­s interiores. As águias marcaram 22 pontos contra apenas seis do adversário­no períodoini­cial– Borovnjak foi, aliás, o único a colocar a bola no cesto encarnado –, conseguind­o manietar o ataque contrário através da coesão da retaguarda e dos ressaltos defensivos.

O FC Porto reagiu no segundo período e, marcando sete pontos seguidos, reduziu para 22-13. Um parcial de 9-0 colocou depois a diferença em 3113 para o Benfica, mas a formação de Moncho López voltou a responder de forma assertiva e os 14 pontos somados de forma consecutiv­a levaram o FC Porto a recolocar-se na discussão do resultado (34-27 ao intervalo).

No terceiro período, a entrada dos portistas permitiu-lhes igualar a partida por duas vezes (36-36 e 41-41), mas o Benfica despertou novamente no ataque e, com um maior sentido coletivo – somou 27 assistênci­as –, construiu uma vantagem moralizado­ra. Os três triplos convertido­s por Tomás Barroso, intervalad­os com dois do FC Porto, mantiveram os encarnados na liderança para o último período. Embaladas por Nuno Oliveira, Dos Santos e Carlos Morais, as águias alargaram a vantagem pontual, construind­o almofada confortáve­l para a ponta nal do encontro. Os campeões nacionais ainda tentaram amenizar o desaire através dos pontos de Washburn e José Silva, mas o Benfica acabou o clássico a dar espetáculo, concretiza­ndo novamente vários lançamento­s exteriores.

 ??  ?? Portista Sasa Borovnjak e benfiquist­a Raven Barber travaram um duelo nas alturas
Portista Sasa Borovnjak e benfiquist­a Raven Barber travaram um duelo nas alturas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal