O Jogo

Férias desportiva­s crescem em Portugal

A Páscoa tem sido aproveitad­a para organizar torneios que captam as atenções de muitos estrangeir­os

- CARLOS FLÓRIDO RUI GUIMARÃES

Torneios como Andebolman­ia e Hand Gaia são exemplos para o país: geram receitas de turismo ao atrair milhares de estrangeir­os, proporcion­am experiênci­as únicas e aumentam a competitiv­idade dos atletas nacionais

À porta do pavilhão das Pedras, em Vila Nova de Gaia, desesperav­a-se pela presença dos espanhóis do BM Delicias, de Valhadolid. O recinto não era simples de encontrar e a equipa de minis de andebol, provavelme­nte perdida, já deveria estar em campo. De repente começaram a ouvir-se os gritos de crianças, e da esquinas urgiu o longo cortejo. Eram andebolist­as de todas as idades, que haviam deixado o autocarro e vinham a pé. Acompanhad­os por pais e amigos, os espanhóis apresentav­am-seno Hand Gai anos minis, infant is, iniciados, juvenis e juniores, o que enorme grupo. Eles eram um dos exemplos do retorno económico que os torneios de Páscoa geram e que tem aumentado todos os anos.

Se o FC Gaia revitalizo­u este ano a prova de forma que surpreende­u os próprios organizado­res – “A previsão inicial era de oito equipas por escalão e tivemosde inscrever dez equipas de juniores e 16 nos juvenis e nos iniciados”, diz Pedro Rema, um dos responsáve­is –, em São João da Madeira a tradição do Andebolman­ia atravessou fronteiras há muito. Este ano competem 84 equipas espanholas e três francesas, contra ...63 portuguesa­s .“Chegamos às equipas estrangeir­as pelo boca a boca, o que eles nos dizem é que têm conhecimen­to, de clube espanhol para clube espanhol, de que ot ornei oé bom. Além disso, o preço de inscrição para eles é muito interessan­te, a relação preço/qualidade é excelente”, explica José Fonseca, um dos principais responsáve­is pelo Andebolman­ia.

Este torneio anuncia um impacto económico direto de 750 mil euros e esgota a capacidade hoteleira da região. Em Gaia, onde jogam até hoje 70 equipas, a prioridade foi outra. “A aposta foi fazer deste o melhor torneio nacional, tendo equipas de qualidade, sobretudo nos escalões de juniores e juvenis. Temos equipas como as dos juniores do Dínamo Bucareste e do PSG, que vieram de avião. Foram tantos os interessad­os que pudemos escolher equipas bem classifica­das no sr espetiv os campeonato­s. Poderemos dizer que agora só nos falta ter o Barcelona. Este anojá temo suma competição de juniores de nível superiora o do campeonato nacional, por juntarmos boas equipas estrangeir­as a Benfica, FC Porto e Águas Santas”, explica Rema, para quem “a qualidade de jogo foi uma preocupaçã­o; nunca existiu a ideia de fazer uma prova ao estilo campo de férias”.

Se em Gaia há rivais que se estudam, em São João da Madeira a qualidade de jogoéacomp­anhadapela diversão. Há discotecas e uma noite inesquecív­el de exibição de técnicas, um “Best TrickShow” muito ao estilo AllSt ar, em que os jovens fazem golos de formas imaginativ­as, sendo aplaudidos por uma plateia de três milhares. “É importante que isto não seja apenas competição, queremos que haja também uma vertente lúdica, de convívio e partilha de experiênci­as, e que os atletas e as equipas saiam com vontade de voltar”, refere Fonseca.

“O Hand Gaia começou a ser preparado em outubro do ano passado, período em que se iniciou a apresentaç­ão a várias equipas, tendo depois sido formalizad­os convites”, diz Pedro Rema sobre aprova, explicando que o êxito dá trabalho, mas o país também ajuda .“Existiu um grande interesse dos espanhóis, até porque o torneio foi‘ vendido’ utilizando a imagem do está na moda ”, acrescenta.

Se oandeb olé a modalidade que mais cativa clubes no país vizinho e gera receitas turísticas, a verdadeira meta dos organizado­res, seja o FC Gaia ou a Sanjoanens­e, é bem mais local: com os valores de inscrições de equipas que dormem e comem em escolas, mais os patrocínio­s e apoios camarários, conseguem melhorar as condições das suas próprias equipas. “Temos a ajuda da Câmara de Gaia e queremos com isto vir a conseguir melhores condições par aos Melhorar o futuro do clubeéanos­sap reocupação ”, confirma Pedro Rema.

“É importante que isto não seja apenas competição”

José Fonseca

Organizado­r do Andebolman­ia “Agora já só nos falta ter o Barcelona”

Pedro Rema

Responsáve­l pelo HandGaia

 ??  ?? Benfica, campeão nacional de juniores, venceu o PSG durante o HandGaia
Benfica, campeão nacional de juniores, venceu o PSG durante o HandGaia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal