O Jogo

ABRAM ALAS AOS COMENDADOR­ES

Portugal está na final da Taça das Nações. Defronta hoje a campeã mundial Argentina, de olho no penta

- PAULA CAPELA MARTINS

Na Taça das Nações, prova que a cada dois anos regressaàc­idadesuíça­deMontreux, já se diluiu no tempo a memó- ria de uma final Portugal-Argentina: aconteceu em 1987, com triunfo de Portugal, para agora se reencontra­rem em pista novas gerações num frente a frente de campeões mundiais (Carlos Nicolía, Reinaldo García, Lucas Martínez, Matias Platero, Lucas Ordoñez e Valentín Grimalt) e europeus (Hélder Nunes, Henrique Magalhães, Gonçalo Alves, João Rodrigues, Rafa e Nelson Filipe; condecorad­os comendador­es pelo Presidente da República).

A Argentina ganhou o lugar na final do mais prestigiad­o torneio internacio­nal de hóquei em patins ao bater, ontem, a Espanha (4-2) e Portugal seguiu-lhe os passos, vencendo a França (8-2). Num jogo de controlo total, a equipa das Quinas adiantou-se com um golo dentro de área de Henrique Magalhães, depois de Hélder Nunes o assistir da meia-distância. Antes do intervalo, de penálti, Gonçalo Alves fez o 2-0 e, na segunda parte, num ataque rápido, bisou. Carlo Di Benedetto, de fora, surpreende­u Nelson Filipe – jogou na segunda parte –, Rafa, João Rodrigues (penálti),Vieirinha (livre-direto; 10.ª falta) traduziram em golos o domínio luso e, ainda que Roberto Di Benedetto tenha aproveitad­o bem a 10.ª falta, Hélder Nunes e João Souto compuseram a goleada.

O penta é objetivo das cores nacionais que, a confirmar-se, iguala o registo de Espanha entre 1999 e 2007. A Argentina venceu a Taça das Nações em 1989 e 1993. Agora, ano de Mundial (1 a 9 de setembro na China), está em Montreux com o estatuto de campeã mundial, conquistad­o em

“Os franceses entraram perigosos, fizeram-se sentir”

Luís Sénica

Selecionad­or nacional 2015, depois de eliminar Portugal nas meias-finais e bater Espanha na final.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal