O Jogo

FC Porto emperrou e sofreu para vencer

Equipa maiata dominou durante a maior parte do tempo e só caiu perto do final, quando já não pôde contar com os dois melhores elementos

- AUGUSTO FERRO

O FC Porto confirmou a liderança no Campeonato Nacional de andebol, ao triunfar no último jogo da primeira voltada segunda fase, na Maia, em casa do Águas Santas, por 24-26. Mas este triunfo dos dragões foi muito sofrido, pois a equipa de Paulo Faria deu uma réplica notável, conseguind­o defender com uma eficiência tal, que o adversário só marcou um golo nos primeiros 14 minutos. O jogo só ficou definido bem na parte final, após os maiatos não poderem contar mais, por razões disciplina­res, com os seus dois melhores jogadores neste emocionant­e encontro: Luís Frade e Pedro Cruz.

A entrada do Águas Santas foi fantástica, principalm­ente no aspecto defensivo, o que levou a equipa de Paulo Faria a estar a vencer por 6-2, precisamen­te a meio do primeiro tempo. Uma fase que havia de marcar toda a partida.

O FC Porto conseguiu, logo depois, começar a ter resposta para o bom rigor defensivo do adversário e foi reduzindo a diferença com o decorrer do tempo, alcançado o empate a pouco mais de um minuto do final da primeira parte, por Daymaro Salina, um dos poucos portistas que mereceram nota positiva nesta partida.

O Águas Santas, mesmo assim, foi a vencer para o intervalo e foram precisos mais seis minutos de jogo para o FC Porto chegar pela primeira vez ao comando do marcador (15-16). Isso ocorreu quando os dragões conseguira­m um parcial de quatro golos – passando de 15-14 para 15-18 – num período de seis minutos, aproveitan­do bem uma fase em que o adversário jogou com menos dois elementos.

Mesmo perante esse contratemp­o, a equipa da casa não baixou os braços e veio a empatar, a 21-21, com sete minutos e meio ainda para jogar.

Depois, Luís Frade saiu definitiva­mente de jogo, por acumular o terceiro dois minutos, e, pouco depois, o maestro do Águas Santas, Pedro Cruz, seguiu o mesmo caminho, com um vermelho direto. O jogo estava então mais do que resolvido.

“Escandalos­o. Tenho a certeza absoluta de que nunca ganharia”

Paulo Faria

Treinador do Águas Santas “Eles estão num bom momento. As coisas são como acabam e não como começam”

Ricardo Costa

Treinador do FC Porto

 ??  ?? Daymaro Salina fura a defesa do Águas Santas e prepara o remate
Daymaro Salina fura a defesa do Águas Santas e prepara o remate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal