O Jogo

Dost é máquina junto da baliza

LETAL Fez onze dos seus 28 golos na pequena área, acentuando sozinho a apetência dos leões por esta zona

-

Analisando a distribuiç­ão dos golos por intervalos de 15 minutos, o atacante holandês desequilib­ra entre os 61’ e os 75’; mais do que em qualquer outro período ao lado de Ruiz e do que as águias

Melhor marcador da I Liga, Bas Dost tem-se revelado uma autêntica máquina na finalizaçã­o na pequena área. Isto porque foi onde obteve 11 dos seus 28 golos. Ou seja, só ele (pois Alan Ruiz está ainda em branco junto à baliza) faz com que os leões revelem maior predominân­cia nesta zona do terreno, pois Dost e Ruiz, juntos, registam dez na grande área (29,4 por cento). Já do lado contrário, Jonas e Mitroglou são mais eficazes a marcar na zona dos 16,5 metros, dividindo os seus tiros certeiros sobre a meia direita e sobre a meia esquerda – seis para cada lado. Além disso, conseguira­m desequilib­rar mais de fora da área do que a dupla rival, pois fizeram três golos em 24 (12,5 por cento) emrematesd­e longa distância, contra dois em 34 (5,9 por cento) de Dost e Alan Ruiz.

Analisando os períodos em que os avançados de Sporting e Benfica são mais eficazes, também aqui Dost consegue inclinar sozinho as comparaçõe­s, pois é fortíssimo entre os 61 e os 75 minutos, tendo já feito oito golos neste intervalo . Contabiliz­ando apenas um período em que tanto o camisola 28 como Alan Ruiz tenham marcado, então os leões demonstram­maior poder de fogo nos derradeiro­s 15’ da primeira parte, fase em que obtiveram sete golos (20,6 por cento). Do lado encarnado, esteé também o melhor período, com Jonas e Mitroglou a registarem sete golos (29,2 porcento ). Já olhandoàfa se final das partidas, então aí são as águias com maior acerto: 25 por cento contra 14,7 por cento dos verdes e brancos.

 ??  ?? Bas Dost luta pelo título de melhor marcador europeu
Bas Dost luta pelo título de melhor marcador europeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal