O Jogo

VITÓRIA VEZES DOIS É RECORDE NA LIGA

ALVALADE Nunca um técnico português das águias venceu duas vezes seguidas na visita ao estádio dos leões

- VÍTOR RODRIGUES

Atual treinador dos encarnados venceu última partida na casa do rival e arrancou para o título. O último a consegui-lo, em jogos de campeonato, foi José António Camacho, já lá vão 13 anos

Com o campeonato a aproximar-se do fim e discutido ao milímetro, seja em pontos ou, até, em golos, o Benfica tem um teste de fogo amanhã em Alvalade, num jogo que poderá ter influência direta na marcha do campeão, mas que também pode render mais um recorde a Rui Vitória, “bastando” um triunfo dos encarnados para que o seu treinador passe a ser o primeiro português ao serviço das águias a escrever no seu currículo duas vitórias consecutiv­as na casa do rival eterno em partidas referentes à Liga.

José António Camacho, na época 2003/04, foi o último treinador a colocar no seu arquivo um duplo triunfo para o campeonato em Alvalade, sucedendo a nomes como Souness, Eriksson, Jimmy Hagan, Otto Glória, Janos Biri e Lippo Hertzka, mas nunca nenhum técnico português o conseguiu no longo historial de dérbis. Algo que está agora ao alcance de Rui Vitória, depois de na última deslocação, no campeonato passado, ter visto Mitroglou lançar o Benfica para o êxito na 25.ª jornada e, com esse golo, catapultar as águias para a conquista do tricampeon­ato.

Na altura, mais do que agora, a vitória permitiu ao Benfica ultrapassa­r o rival na classifica­ção e, sem qualquer escorregad­ela, caminhar para a linha de meta, algo que não é atual- mente imprescind­ível, pois as águias poderão sair à frente do perseguido­r FC Porto até em caso de empate. Mas não deixam de ser um tónico, para o que falta discutir na competição, o êxito e o recorde à mercê de Rui Vitória, que já coleciona outros registos pelos encarnados. Entre estes, destaque para o máximo de pontos na prova (88), 16 vitórias seguidas fora de casa na Liga, triunfos consecutiv­os na Liga e mais rápida conquista das quatro provas nacionais, além de ter conduzido os encarnados à conquista do tricampeon­ato, 39 anos depois do último.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal