O Jogo

Águia atira-se à final com aposta nacional

YOUTH LEAGUE Equipa com menos estrangeir­os nas meias-finais, Benfica defronta hoje o Real Madrid a sonhar com a conquista da competição

- BRUNO ANDRADE

Dos 26 jogadores usados por João Tralhão nos seis jogos disputados na competição, apenas um não é português: o avançado brasileiro Vinícius. O central croata Kalaica pode aumentar a lista

Apostar na formação tem sido o lema do Benfica. Na UEFA Youth League a aposta passa ainda por valorizar o produto interno de Portugal. Das quatro participan­tes nas meias-finais da competição, a equipa de João Tralhão é a que menos usou jovens estrangeir­os. Uma estratégia que, além de ter surtido efeito nos últimos anos – a exemplo de Renato Sanches e Gonçalo Guedes –,é o trunfo para o duelo decisivo com o Real Madrid, às 16h00, em Nyon, na Suíça.

Dos 26 utilizados até ao momento pelos encarnados, apenas um não é português. Trata-se do avançado brasileiro Vinícius Jaú, que já fez três partidas – não marcou golos. Para o confronto com os merengues, o central croata Kalaica vive a expectativ­a de fazer a estreia no torneio.

O adversário das águias, por sua vez, já colocou em campo sete estrangeir­os, num total de 28 jogadores. São eles: Zidane (França), Achraf Hakimi e Siddiki (Marrocos), Valverde (Uruguai), Sergio Díaz (Paraguai),MinkPeeter­s(Holanda) e Franchu (Argentina).

Rival do Barcelona na outra meia-final, o Salzburgo é o clube que mais tem dado espaço para os jovens estrangeir­os. Zynel (Polónia), Gideon Mensah (Gana), Igor Dos Santos (Brasil), Schuste e Nico Gorzel (Alemanha), Haidara (Mali), Nemanja Zikic e Nikola Stosic (Sérvia) e Berisha (Albânia) foram os nove que não são de origem suíça. Por enquanto, 26 atletas fizeram pelo menos um jogo na competição.

Já o Barça arranca com cinco “forasteiro­s”: Gyeolhee Jang e Seungwoo Lee (Coreia do Sul), Ignacio Bueno (Itália), Alasana Manneh (Gâmbia) e Jeremy Guillemeno­t (Suíça).

Com apenas um não-português usado em seis jogos, o Benfica, recorde-se, enfrentará pela terceira vez o Real na YouthLeagu­e.Oconfronto­direto está igualado: uma vitória para cada lado (4-0 para as águias, em 2013/14, e 2-0 para os espanhóis, em 15/16).

 ??  ?? Jovens encarnados entram hoje em cena nas meias-finais, em Nyon
Jovens encarnados entram hoje em cena nas meias-finais, em Nyon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal