O Jogo

Presidente da APAF explica bilhetes

Luciano Gonçalves rebateu as acusações do FC Porto relacionad­as com os ingressos para ver um jogo do Benfica, na Luz

-

Garantindo ser independen­te e ter agido de boa-fé, o dirigente dos árbitros fala em “manobras de diversão” numa fase crucial da época e diz que não admite “ser usado como arma de arremesso”

Francisco J. Marques, diretor de comunicaçã­o do FC Porto, revelou terça-feira, no programa “Universo Porto de Bancada”,umatrocade­e-mails entre Luciano Gonçalves e responsáve­is do Benfica, em que o responsáve­l pelos árbitros pedia bilhetes para um jogo no Estádio da Luz a um preço mais baixo, para serem distribuíd­os ao Centro Recreativo de Alcanadas. Ontem, o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) emitiu um comunicado a reagir porque viu serem levantadas “suspeitas sobre a integridad­e e isenção profission­al”, sentindo a necessidad­e de se defender. Dizendo que agiu na condição de presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro Recreativo de Alcanadas, coletivida­de da qual é sócio desde 1990, refere que este procedimen­to que teve é “igual a muitos outros”.

“Na boa-fé, com que sempre pautei a minha conduta, pessoal e profission­al, negligenci­ei momentanea­mente o facto de que o futebol português tem sido, por estes dias, um local feio para estar”, refere, antes de passar ao ataque. “Perce- bo o alcance que se pretende com estas manobras de diversão, numa fase crítica do campeonato, mas não admito – e nunca admitirei – ser usado como arma de arremesso, numa guerra que não é minha nem da arbitragem portuguesa. Sou independen­te! Tenho muitos anos no sector, vários como presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol de Porto de Mós, e outros tantos como dirigente da APAF. Que fique bem claro, para todos: não sirvo interesses de ninguém e tenho uma única missão, que cumpro com a máxima verticalid­ade: Servir a Arbitragem e os Árbitros de Futebol em Portugal! “, pode ler-se no extenso comunicado.

A terminar, pede que não arrastem a APAF para o “lamaçal” e garante que não voltará a permitir que levantem suspeitas sobre a sua pessoa. “Manterei a minha/nossa abertura de diálogo com todos os agentes desportivo­s (FPF, Liga Portugal, clubes, treinadore­s e jogadores), sempre no sentido de construir melhorias para o futebol em geral, e para a Arbitragem em particular. Não voltarei a permitir que levantem suspeitas sobre a minha integridad­e e isenção profission­al. As manobras de bastidores, que fiquem para quem as pratica. Deixem-nos fazer o nosso trabalho, sem nos arrastar para esse lamaçal.”

“Não admito ser usado como arma de arremesso, numa guerra que não é minha nem da arbitragem portuguesa. Sou independen­te” Luciano Gonçalves Presidente da APAF

 ??  ?? Luciano Gonçalves falou em “manobras de diversão”
Luciano Gonçalves falou em “manobras de diversão”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal