O Jogo

“Jardim deverá partir no final da época”

- Jornalista do “L’Équipe”

1 Qual é o limite para este Mónaco, que lidera a Ligue 1 e está nas meias-finais da Champions e da Taça de França?

—Julgo que o limite será a condição física do plantel. A equipa está muito cansada, já começa a dar alguns sinais disso, sobretudo em jogos de máxima exigência, como na Liga dos Campeões. As lesões prolongada­s de Boschillia e Carrillo não ajudam. Pode ser um problema para Leonardo Jardim, que tem de fazer a gestão de um plantel que está ainda envolvido em três frentes. A equipa soma 54 jogos oficiais esta época e tem de estar sempre a jogar no limite. Este domingo tem um jogo muito complicado em Lyon e que pode ser muito importante nas contas do campeonato. Nesta altura não é fácil fazer escolhas, mas acredito que Jardim vai fazer poupanças no jogo seguinte, das meias-finais da Taça, contra o PSG. Nesta altura é a competição menos importante, menos prioritári­a. A aposta será na liga e na Champions.

2 Qual tem sido o segredo de Leonardo Jardim e deste Mónaco?

—Uma enorme confiança e um grande espírito de equipa. Isto, claro está, aliado à qualidade física e técnica da equipa. Nos anos anteriores, Jardim já tinha alguns bons jogadores, que se mantiveram e continuam a ser importante­s, mas este ano melhorou bastante com contrataçõ­es cirúrgicas e de grande valor. Os laterais Sidibé e Mendy trouxeram grande força física e têm-se revelado fundamenta­is na forma de jogar da equipa. A defesa, com Glik e Jemerson, tem sido consistent­e. O plantel foi muito bem definido, tem maior equilíbrio. A dupla Fabinho-Bakayoko, no meio-campo, tem sido outro dos pilares da equipa, dois jogadores de enorme poder físico mas com qualidade técnica para ajudar os jogadores mais ofensivos.

3 Acredita que o Mónaco será capaz de segurar Jardim no final da época?

—Penso que não. Dificilmen­te poderá fazer melhor do que está a conseguir este ano e é provável que muitos jogadores, que são cobiçados, venham a sair. Infelizmen­te para o futebol francês, ele deverá partir. Mas não sairá para um clube qualquer. Só o vejo ficar se não for procurado por um de sete/oito clubes de topo, um daqueles que lhe podem proporcion­ar condições à medida das suas ambições, que passam pela conquista de títulos já no imediato.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal