O Jogo

JOANA RAMOS CADA VEZ MELHOR

Foi medalhada de bronze em Varsóvia, festejando aos 35 anos o segundo pódio no Europeu, após uma exibição memorável

- CARLOS FLÓRIDO

Judoca do Sporting só perdeu com a melhor mundial da sua categoria, fazendo uma prova irrepreens­ível naquela que está a ser a sua melhor época de sempre, com dois pódios em duas provas

Em março de 2000, no Grand Prix Città di Roma, o judo português aplaudia as vitórias de Pedro Soares e Michel Almeida, mais o segundo lugar de Nuno Delgado, ninguém reparando na jovem que se estreava com uma derrota à primeira. Era Joana Ramos, que ontem, 17 anos depois, festejou em Varsóvia a conquista da medalha de bronze, a sua segunda em Europeus, depois da prata em 2011. A conimbrice­nse do Sporting já leva mais de 350 combates internacio­nais e está, aos 35 anos, a fazer uma dos suas melhores épocas de sempre, levando seis vitórias em oito combates – antes da Polónia ganhara o bronze no Grand Prix de Tbilissi.

Cumprindo logo no primeiro dia o objetivo da Seleção Nacional para este Europeu – um pódio –, a judoca dos 52 kg fez umaprovame­morável,batendo a norueguesa Madelene Rubinstein e as romenas Andreea Chitu, 9.ª do ranking mundial, campeã europeia em 2015 e 2012 e vice-campeã mundial em 2015 e 2014, e a sua compatriot­a AlexandraL­arisa Florian, 8.ª do ranking, todas por ippon, para nas meias-finaisenco­ntrarMajli­nda Kelmendi, a kosovar campeã olímpica que ontem voltou a provar ser a melhor da categoria, ao conquistar um terceiro título europeu. A leoa, por sinal, deu-lhe bastante luta, perdendo ao sofrer o terceiro castigo, contra dois da rival. Esta foi a 24.ª medalha de Joana Ramos em grandes competiçõe­s internacio­nais

Na luta pelo terceiro lugar, Joana Ramos teve um duro combate com a israelita Gili Cohen, pois só venceu após 6m40s, conseguind­o uma projeção para waza-ari aos 2m40 do prolongame­nto.

Se a prova da sportingui­sta superou as expectativ­as, Maria Siderot (-48 kg), Leandra Freitas (-52 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) somaram uma vitória cada, o que lhes valeu nonos lugares. Joana Diogo (-48 kg) e João Crisóstomo (-66 kg) perderam à primeira.

 ??  ?? Joana Ramos a dominar a israelita Gili Cohen, na luta pelo pódio
Joana Ramos a dominar a israelita Gili Cohen, na luta pelo pódio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal