O Jogo

Rafael Miranda voltou e a equipa ainda não perdeu

Médio esteve dois meses parado, o que coincidiu com a pior fase da equipa, mas quando regressou o Vitória conseguiu dois empates e quatro triunfos no campeonato

- TOMAZ ANDRADE

Brasileiro voltou aos relvados em Alvalade, entrando quando a equipa estava a perder, mas a tempo de a ajudar a obter o empate. Seguiu-se outro empate e quatro vitórias com Miranda em campo

Talvez seja exagerado dizer que há um antes e um depois de Rafael Miranda, mas a verdade é que o Vitória ainda não perdeu no campeonato a partir da altura em que o médio voltou aos relvados depois de uma longa paragem, superior a dois meses, devido a uma entorse no tornozelo direito. Contas feitas, desde o regresso do brasileiro, a equipa somou dois empates e quatro vitórias.

É verdade que pelo meio houve uma derrota, mas foi na Taça de Portugal, em Chaves, num jogo com caracterís­ticas especiais, em que a equipa defendia uma vantagem de dois golos conseguida em Guimarães.

Figura imprescind­ível do onze de Pedro Martins na primeira volta do campeonato, Rafael Miranda lesionou-se com gravidade nos últimos dias de dezembro e, coincidênc­ia ou não, foi nos meses seguintes que o Vitória passou pela pior fase em termos de resultados. O médio brasileiro voltou a jogar em março, na deslocação a Alvalade, e quando entrou em campo a equipa perdia por 1-0, conseguind­o o empate pouco depois. Seguiuse um novo empate, com o Estoril, já com Rafael Miranda a titular (marcou e foi expulso), e, cumprido um jogo de castigo, participou numa série de quatro triunfos consecutiv­os.

Apesar de ter menos liberdade para subir no relvado do que Zungu, Rafael Miranda marcou dois golos desde o regresso aos relvados e no último jogo fez o último passe antes de Hernâni marcar ao Boavista. De resto, o brasileiro é o jogador da equipa com maior precisão de passe, conseguind­o um acerto de 89,5 por cento. Em média, o jogador faz 45 passes por partida, ajudando a dinamizar o jogo da equipa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal