O Jogo

Sem drama mas com exigência

Martelinho e Pedro Barny, ex-jogadores axadrezado­s, detetam relaxament­o na equipa e espaço para fazer melhor

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Para o antigo avançado, os axadrezado­s podem recuperar alento nas quatro rondas e devem-se evitar grandes conclusões. Barny compreende que os adeptos pressionem, mesmo sem nada a perder

Com a permanênci­a alcançada tão cedo, há já sete jornadas, em casa do Moreirense, seria difícil prever que se seguiriam poucos motivos para sorrir: nos seis jogos posteriore­s, o Boavista venceu um, empatou dois e perdeu três e não marcou qualquer golo nos últimos cinco encontros. É certo que, dessa fase, fizeram parte as deslocaçõe­s complicada­s a Alvalade e Guimarães, mas os adeptos esperavam que a equipa pudesse crescer sem a pressão dos resultados.

Nesse sentido, O JOGO pediu a opinião de dois ex-jogadores do Boavista, Martelinho e Pedro Barny, que creem que os jogadores perderam o foco. “Criaram-se algumas expectativ­as de poder disputar a Liga Europa e, com os últimos resultados, isso ficou fora de questão. É normal que relaxem, que pensem que já acabou a época”, apontou Martelinho, que vê nos restantes quatro jogos uma oportunida­de. “A exigência dos adeptos é muito grande, querem sempre ganhar. Se o Boavista vencer a maior parte dos últimos quatro jogos pode terminar com outra imagem”, continuou, com um apelo aos adeptos: “Não se devem tirar grandes ilações desta fase, os adeptos devem estar com a equipa, tomara às três ultimas equipas estarem na posição do Boavista.”

Já Pedro Barny também suspeita que possa haver “algum vazio motivacion­al”. “Alguns jogadores podem estar preocupado­s com o futuro, outros já o têm garantido, há uma série de condiciona­ntes que podemmodif­icarcompor­tamentos. Se o treinador cancelou a folga é porque não está satisfeito, algo se modificou”, comentou o antigo central, que compreende alguma desilusão dos adeptos: “É natural que a pressão se acentue, mesmo sem nada a perder.” “Não se devem tirar grandes ilações desta fase. Tomara às últimas três equipas estarem na posição do Boavista

Martelinho

Ex-avançado do Boavista

“Há uma série de condiciona­ntes que podem modificar comportame­ntos. Se o treinador cancelou a folga é porque não está satisfeito”

Pedro Barny

Ex-central do Boavista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal