O Jogo

Dupla histórica à espera da subida

Neca e Octávio Moreira são adjuntos de Lito Vidigal no Maccabi Telavive e têm um passado de êxitos nos avenses

- JOÃO MAIA

Se Vítor Oliveira é conhecido como o rei das subidas, o Professor Neca é o mentor das três promoções do Aves à I Liga – Octávio Moreira participou em duas. A dupla torce, em Israel, para que haja festa no domingo

São mais de cinco mil os quilómetro­s que separam Portugal e Israel. Numa semana que pode marcar o regresso, dez anos depois, do Aves à I Liga, caso o clube empate, no mínimo, na visita de domingo ao União da Madeira, é na cidade israelita de Telavive que se pode encontrar duas das maiores figuras da história avense: Manuel Gomes, conhecido como Professor Neca, e Octávio Moreira.

Ao primeiro bem se pode chamar de mentor ou pai das subidas do Aves à I Liga. É que nas três vezes que o emblema do concelho de Santo Tirso conseguiu tal feito (1985, 2000 e 2006), Neca era o treinador e, nas duas últimas, Octávio, antigo avançado, fazia parte do plantel, tendo, de resto, passado dez temporadas na Vila das Aves. Por isso, a dupla que atualmente faz parte da equipa técnica de Lito Vidigal no Maccabi Telavive está a tor- cer pela festa avense. “O Aves vai subir e bem merece pelo envolvimen­to do clube com a massa adepta, que é fantástica. Diria mesmo que há uma cultura de clube grande no Aves”, afirma Neca, corroborad­o pelo antigo pupilo Octávio. “O Aves marcou-me, vai ficar para sempre no meu coração. Habituei-me a gostar do Aves e é com grande satisfação que vejo que vai voltar para a I Liga”, realça.

No entanto, o clube nunca se aguentou mais do que uma época no escalão maior do futebol português. Neca encontra hoje diferenças face a esses tempos e a credita num projeto sólido para os próximos anos. “O negócio futebol de hoje não tem nada a ver com o futebol de há cinco, dez ou 20 anos. Na altura, o Aves teve três presidente­s fantástico­s: numa primeira fase Armando Almeida, depois António Freitas e, na terceira subida, Joaquim Pereira, suportados por uma massa adepta pequena mas fantástica. Hoje, dou os parabéns à SAD e aos investidor­es do Aves”, analisa Neca. Octávio é da mesma opinião do seu antigo treinador. “O clube está organizado de forma diferente com a SAD, que está a fazer um bom trabalho”, elogia o antigo avançado. Da Vila das Aves a Israel, odesejo é omesmo: conseguir o ponto que falta, para a festa rebentar. Neca e Octávio vão manter-se atentos, lá longe, às incidência­s do jogo em casa do União da Madeira.

“O Aves vai subir e bem merece pelo envolvimen­to do clube com a massa adepta, que é fantástica”

Neca Antigo treinador do Aves “O clube marcou-me, vai ficar para sempre no meu coração. Habitueime a gostar do Aves e é com grande satisfação que vejo que vão voltar à I Liga”

Octávio Ex-jogador do Aves

 ??  ?? A deslocação do Aves ao terreno do União da Madeira pode ditar a subida à I Liga no domingo
A deslocação do Aves ao terreno do União da Madeira pode ditar a subida à I Liga no domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal