O Jogo

“Moutinho e Quaresma estavam desmotivad­os”

Agostinho Oliveira, selecionad­or de Portugal no Euro’2006 de sub-21, recorda-se de uma Sérvia impiedosa a defender e de pouco ter contado com a dupla dispensada por Scolari

- Textos PEDRO ROCHA

Impression­ado com os atuais sub-21, Agostinho Oliveira considera que há onze anos os jogadores acusaram a pressão do favoritism­o e caíram facilmente nas malhas do contra-ataque da Sérvia Caso não se verifique amanhã uma reposição do filme de 2006, poderá dizer-se que o único jogo que a Seleção Nacional de sub-21 disputou com a Sérvia serviu de lição. Há onze anos decorria a fase de grupos do Europeu, disputado por sinal em Portugal, e a equipa dirigida por Agostinho Oliveira não se deu nada bem com os sérvios, somando, então, a segunda derrota (2-0), depois do desaire com a França (1-0). Era o adeus em Barcelos às meias-finais.“Haviaumapr­essão enorme sobre a equipa e os jogadores ressentira­m-se. Éramos favoritos”, relembra o antigo selecionad­or. Desse grupo, faziam parte João Moutinho e Quaresma, ambos riscados por Felipe Scolari para o Mundial da Alemanha, e o benefícioa­cabouporse­rresidual. “Apresentar­am-se altamente desmotivad­os. Jogaram sem brilhantis­mo”,confirmaAg­ostinho.

O padrão de jogo “forte e disciplina­do” da Sérvia fez o resto, entranhand­o-se como um veneno na equipa portuguesa e com os golos a acontecera­m “de contra-ataque”. “Tinham jogadores muito seguros na marcação e tiraram partido do nosso futebol rendilhado e estendido. Marcaram golos de contra-ataque e julgo que mantêm o estilo. Nas bolas paradas também dão problemas”, alertou Agostinho Oliveira. Por considerar que os atuais sub-21 de Portugal “são fortíssimo­s em todos os sectores”, o treinador aposta num grande Europeu e duvida que Renato Sanches se tenha ido abaixo por não ter figurado nas escolhas de Fernando Santos. “Não é um caso similar ao de Moutinho e Quaresma. É mais jovem e precisa de estar em grandes competiçõe­s, como é umEuropeud­esub-21”,observou.

“Renato Sanches não é um caso similar. É mais jovem e precisa de estar em grandes competiçõe­s, como é um Europeu de sub-21”

Agostinho Oliveira acha que a Sérvia pode causar problemas nas bolas paradas Agostinho Oliveira Ex-selecionad­or dos sub-21 de Portugal

 ??  ??
 ??  ?? Enviado especial em Inowroclaw (Polónia)
Enviado especial em Inowroclaw (Polónia)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal