O Jogo

SALÁRIO MÍNIMO FOI AUMENTADO

Sindicato de Jogadores e Liga de Clubes fixaram em 974,75 euros o valor do menor vencimento na II Liga

- MIGUEL RIBEIRO

A Liga e o Sindicato de Jogadores acordaram aumentar o valor do salário mínimo para os jogadores que integram as competiçõe­s profission­ais sem “compromete­r a sustentabi­lidade do futebol...”

Os jogadores a atuarem nos campeonato­s profissio

nais, nomeadamen­te na II Liga, viram o valor do vencimento mínimo ser aumentado para 974,75 euros, o equivalent­e à multiplica­ção do salário mínimo nacional (557 euros) por 1,75, quando anteriorme­nte o fator de multiplica­ção era de 1,65. O acordo foi conseguido ontem, por Joaquim Evangelist­a, presidente do Sindicato de Jogadores, e Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes.

“Apesar da retoma económica, muitos clubes debatem-se com problemas económicos estruturai­s”,noentanto,“este acordo garante condições de sustentabi­lidade aos clubes da II Liga e, consequent­emente, a proteção dos jogadores”, referiram, em comunicado, as duas instituiçõ­es, congratula­ndo-se pelo entendimen­to.

No acordo, este aumento tem uma exceção, quando se trata de jogadores até aos 23 anos, formados localmente e que assinem o primeiro contrato de trabalho, neste caso “poderá ser praticado o salário correspond­ente ao salário mínimo nacional nos dois primeiros anos de contrato”.

Este aumento poderá voltar a ser revisto no final da próxima época, tendo em conta a situação e a evolução da situação económica do país e, em particular, do futebol.Ou seja, dentro de um ano, Sindicado e Liga deverão voltar à mesa das negociaçõe­s, procurando uma atualizaçã­o de valores.

 ??  ?? Proença, líder da Liga, deu o sim ao aumento do salário mínimo
Proença, líder da Liga, deu o sim ao aumento do salário mínimo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal