O Jogo

“Bruno Alves será cabeça de cartaz, o líder”

-

Bruno Alves encaixa na perfeição e pode complement­ar-se com Fábio Cardoso. O Dálcio está em evolução e Candeias já é um jogador maduro e sólido ” “Gauld tem capacidade cognitiva acima da média e mentalidad­e diferente” Pedro Caixinha Treinador do Rangers

Pelo Santos Laguna recrutou em Portugal Djaniny, que foi decisivo nos três títulos. Agora voltou à carga e apostou em quatro jogadores portuguese­s para revitaliza­r o gigante adormecido

Voltou a apostar no mercado português, desta vez em força. É apetecível e dá garantias?

—Desde que estive no Sporting como adjunto que vou analisando os mercados e criando bases de dados. Há uma regulament­ação na Escócia que não me permite apontar a todos os jogadores que eu queria, tenho de filtrar. Fomos buscar o Bruno [Alves], o cabeça de cartaz. Quero que seja um dos nossos grandes líderes, quer no balneário quer no terreno de jogo. Apesar da sua idade é um grande profission­al, pode dar-nos muito e encaixa na perfeição; depois o Fábio [Cardoso] que vai aprender muito com ele, já tem muita qualidade, processo de formação num grande, tem alguns anos de Liga e está em fasedematu­ração;temostambé­m o Dálcio por empréstimo, pode jogar em diferentes posições e está em processo de evolução; e o Daniel Candeias com o qual já trabalhei no Nacional na sua melhor temporada, mas está agora em fase mais madura, mais experiente, mais sólido, com responsabi­lidades familiares. Também apostámos no mercado mexicano e no local, da Escócia. Tivemos o cuidado de ter cerca de 15 locais no plantel, entre escoceses e do Reino Unido, e um total de nove estrangeir­os. Mas a verdade é que não me colocaram um “budget”. Disseram-me para avaliar, tomar decisões, vender e emprestar, e apresentar o que queria. Provavelme­nte não tenho nem metade do valor para comprar em relação ao Celtic.

A idade de Bruno Alves e alguma falta de velocidade são problemas compensado­s pelo que pode acrescenta­r, tal como o “apadrinhar” o cresciment­o de Fábio Cardoso?

—Nesta fase da carreira só a capacidade de antecipar problemas, de ler as jogadas, a perceção e conhecimen­to que tem do jogo colmatam eventuais dificuldad­es a nível físico. Nunca consigo ver os centrais individual­mente, vejoos como dupla, e eles podem muitobemco­mplementar-se. Mas o Fábio já demonstra liderança e comunicaçã­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal