O Jogo

“Foi uma etapa muito positiva”

VIZELA Cláudio encerrou o capítulo nos relvados, mas o brasileiro vai assumir novas funções nos minhotos

- JOÃO MAIA

Cerca de 467 jogos e 60 golos depois, a carreira de Cláudio chegou ao fim. Na hora do balanço, o brasileiro orgulha-se da história que escreveu. As subidas com Gil Vicente e Vizela foram especiais

Foi no começo do milénio que Cláudio chegou a Portugal, vindo do América (Brasil) para representa­r a Ovarense. O defesa-central encantou-se por este país à beira-mar plantado e por cá ficou até pendurar as botas, nesta temporada que agora terminou. Canelas, Ovarense, Lousada, Trofense, Gil Vicente, Académico de Viseu e Vizela, onde se retirou, contam a história da carreira de Cláudio que faz um balanço favorável da aventura como jogador. “Foi uma carreira muito positiva. Quando vim para Portugal, o meu empresário mostrou-me o Estádio das Antas e eu disse-lhe “um dia vou jogar aqui”. Não fui a tempo de jogar nas Antas, mas joguei no Dragão e consegui deixar o meu nome no futebol português”, afirma o agora ex-jogador com 39 anos que somou 467 jogos em Portugal, 50 dos quais na I Liga, e marcou uns invulgares 60 golos para um defesa. “Sempre soube aproveitar as oportunida­des fosse de cabeça ou de penálti até porque eu estudava muito os adversário­s e os próprios guarda-redes”, conta. Três foram as subidas de divisão que festejou, duas pelo Vizela e uma pelo Gil Vicente, feitos que realça na hora da despedida. “Esses foram os momentos mais positivos. De negativo destaco a despromoçã­o com o Vizela devido ao “Apito Dourado” e a descida desta época”, comenta.

Dos17anosp­assadosemP­ortugal, dez foram ao serviço do Vizela, clube onde vai assumir novas funções. “Vou trabalhar na área do Marketing, fazer a ligação dos jogadores juniores para os seniores e potenciar o relacionam­ento do clube com os adeptos”, revela, nomeando os treinadore­s que mais o marcaram. “O Carlos Garcia era muito humano. O Paulo Alves também me marcou.”

“Soube aproveitar as oportunida­des. Estudava os guarda-redes”

Cláudio

Ex-Jogador do Vizela

 ??  ?? Cláudio, um defesa-central, marcou 60 golos em 467 jogos em Portugal
Cláudio, um defesa-central, marcou 60 golos em 467 jogos em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal