O Jogo

Empate que deixou todos a protestar

DÉRBI Sporting travou o Benfica (5-5) em Alverca, num final polémico: foi anulado o golo do 6-5 aos encarnados e leões protestara­m os “azuis”

- SANDRO BAGUINHO

A cerca de 20 segundos do fim do dérbi, João Rodrigues fez o 6-5 para o Benfica, mas o árbitro, Paulo Raínha, anulou o golo, por considerar que o jogador encarnado desviou a bola com o corpo para o fundo da baliza. A decisão foi muitoconte­stadapelas­águias, que alegam que a bola, rematada por Nicolia, bateu no leão João Pinto antes de entrar na baliza de Ângelo Girão. Era o ponto mais polémico de um dérbi que se jogou em Alverca, num pavilhão a rebentar pelas costuras, de forma intensa e abrasadora, principalm­ente nos últimos minutos.

O Sporting, sem o peso do rival na discussão do título, controlou grande parte do jogo, colocando-se a vencer por margem folgada (4-1 e 5-2), após alguns golos bem gizados pelo coletivo de Paulo Freitas. João Pinto e Sergi Miras, ambos a bisar, pareciam ter resolvido o dérbi.

Nos últimos minutos, no entanto, o Benfica manteve o foco e aproveitou a 15.ª falta dos leões, para reduzir de livre direto para 5-4, por Nicolia, já depois de João Rodrigues ter feito o 5-3, na conclusão de um livre estudado. A um minuto do fim, o Benfica chegou ao empate, de penálti, por João Rodrigues, deixando os adeptos em polvorosa – os do Benfica acreditava­m no título, os do Sporting contestava­m a decisão da 15.ª falta, um azul a Pedro Gil e um penálti por Gi- rão ter prendido a bola, aqui com Ábalos a ver azul por protestos.

Já depois de Paulo Raínha ter anulado o sexto golo ao Benfica, as águias voltaram a beneficiar de um livre direto (novo azul a Pedro Gil), a nove segundos do fim. Ângelo Girão, gigante na baliza, travou os remates de Nicolia e Adroher e o Benfica disse adeus ao título.

 ??  ?? Jogadores do Benfica chegaram a festejar o 6-5, mas acabaram desanimado­s...
Jogadores do Benfica chegaram a festejar o 6-5, mas acabaram desanimado­s...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal