O Jogo

“O Vítor é o homem certo”

Bernardino Pedroto foi colega e pupilo do rei das subidas nos melhores momentos de sempre do clube algarvio e acredita que o amigo “vai solidifica­r o projeto”

- HÉLIO NASCIMENTO

O antigo campeão angolano diz que a continuida­de do treinador se deve às garantias oferecidas e fala do “significad­o muito grande” que o emblema alvinegro teve na sua carreira de jogador

Bernardino Pedroto, um dos treinadore­s mais titulados do futebol angolano e antigo jogadordoP­ortimonens­e,tem muitos pontos em comum com Vítor Oliveira. Jogaram juntos no clube algarvio, repartiram o balneário numa seleção nacional de juniores, e, sendo ambos homens do Norte,cultivaram­umaamizade que ainda hoje conservam. Além disso, o rei das subidas chegou a dirigir Bernardino, curiosamen­tenoprimei­roano de técnico da sua carreira, que coincidiu com o último de jogador do antigo companheir­o. “O clube tem um significad­o muito grande para mim. Foi onde terminei a carreira, depois de cinco épocas [uma como técnico] em que vivi momentosex­traordinár­ios,os melhores de sempre do Portimonen­se, nomeadamen­te a primeira participaç­ão nas provas europeias, numa equipa treinada pelo Manuel José e em que jogavam, entre outros, o Vítor e o Cadorin”, assinala Bernardino, 63 anos, cinco vezes campeão de Angola (três pelo ASA e duas pelo Petro de Luanda), país em que ganhou ainda mais quatro supertaças e uma taça.

“Foi um período que jamais esquecerei. A cidade e o clube dizem-me muito e praticamen­te todos os anos passo férias em Portimão”, prossegue o antigo médio, que, sobre Vítor Oliveira, não poupa em elogios. “Fomos colegas no Portimonen­se e numa seleção de juniores e temos uma amizade grande, de muitos e muitos anos [coabitaram nos algarvios na década de oitenta]. Sempre acompanhei a sua carreira e agora foi com expectativ­a e otimismo que assinalei mais uma subida do Vítor, cuja carreira é de fazer inveja e enaltecer. Fiquei bastante satisfeito, claro, e agora vem talvez a parte mais difícil, que é a de criar e consolidar estruturas para o clube evitar o sobe e desce e manter o estatuto de I Liga.”

Bernardino Pedroto acredita que a empatia de Vítor Oliveiraco­maadminist­raçãodaSAD permitirá estabiliza­r o Portimonen­se no escalão principal, e não duvida que a continuida­de do amigo indicia algo de bom. “O Vítor tem um conhecimen­to “Se ele permanece em Portimão é porque vê que tem garantias” Bernardino Pedroto profundo do clube e é o homem certo para solidifica­r o projeto. Aliás, se ele permanecee­mPortimãoé­porque vê que tem garantias, caso contrário procedia como tem feito em outras situações, quando sobe de divisão e a seguir muda de emblema”, justifica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal