O Jogo

Britinho Cup’2017 é um caso de sucesso

TORNEIO De ano para ano cresce o número de equipas e de participan­tes, que levam uma animação única à vila de Brito, Guimarães

- CARLOS PEREIRA SANTOS

César Peixoto foi a cara de um torneio que juntou 800 pequenos praticante­s de futebol no Arena Silvar, em Brito, freguesia que encheu com quatro mil visitantes. A Britinho Cup é um sucesso

A vila de Brito, bem encostada a Guimarães, viveu ontem um dia intenso, com 800 crianças a mostrarem os seus dotes futebolíst­icos na Britinho Cup’2017, uma iniciativa que já vai na 15.ª edição, que cresce de interesse e de qualidade de ano para ano. Uma cara bem conhecida do futebol português, César Peixoto, que também passou pelas camadas jovens do Brito SC, ajudou com a sua imagem, já pelo segundo ano consecutiv­o, a projet aro torneio ,“com todo o prazer, porque é uma delícia ver estes meninos a viverem o futebol e a mostrarem já habilidade­s interessan­tes”, conforme disse a O JOGO o antigo internacio­nal português, feliz também por poder “reviver tempos de menino”. “Dou a minha colaboraçã­o no torneio, porque estas pessoas merecem”, confessou.

Realmente, o trabalho realizado é de fazer inveja a muito clube com outros pergaminho­s. Francisco Ribeiro, à cabeça da organizaçã­o, disse a O JOGO que o torneio nunca seria possível se não contasse com a colaboraçã­o de muitos voluntário­s, que se dedicam a esta causa de forma graciosa e com muita vontade: “É graças a eles que conseguimo­s levantar o torneio e melhorar de ano para ano. Este ano temos aqui 66 equipas, o que é um recorde. São 800 crianças a jogar futebol durante dois dias. Não é fácil uma organizaçã­o destas, mas é um prazer levá-la a cabo.” É também um orgulho para o presidente do clube, Ricardo Pizarro, que vê neste torneio a menina dos olhos do Brito. “Já temos 300 jovens nos escalações de formação e não é fácil manter os escalões de formação. A Britinho Cup ajuda-nos a suportar os gastos financeiro­s que temos com a pequenada”, diz o presidente de um clube que está apostado em atingir o Campeonato de Portugal, já na próxima época, com os seniores: “Estamos a fazer uma equipa forte e o nosso objetivo é subir de divisão.”

Feliz com a iniciativa estava também Fátima Saldanha, a presidente da Junta de Freguesia de Brito, que, em declaraçõe­s a O JOGO, louvou “a capacidade de organizaçã­o do clube e o trabalho de muita gente” e a “importânci­a de uma iniciativa quedá visibilida­de àvila ”. A autarquia apoia, dentro do que lhe é possível, nomeadamen­te na logística, mas a Britinho Cup’2017, que ontem levou cerca de quatro mil visitantes­à vila, vive muito também dos patrocinad­o res, amigos do clube que ve em na colaboraçã­o com esta iniciativa uma forma de apoiarem também os petizes.

 ??  ?? César Peixoto foi o padrinho do torneio
César Peixoto foi o padrinho do torneio
 ??  ?? Pequenos mas com muita garra
Pequenos mas com muita garra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal