O Jogo

Clamores por CR7, Rússia e Kazan

O público agitou-se no aqueciment­o, mas demorou a soltar-se. E irritou-se com o videoárbit­ro

-

Temperatur­a amena, uma pequena brisa – que tem caracteriz­ado os fins de tarde em Kazan – e de repente o ambiente esquenta, os adeptos que iam dando vida e compondo as bancadas agitam-se, soltam bruaás em catadupa e aplaudem: Cristiano Ronaldo, focado pela realização televisiva, acabara de entrar no relvado do Arena para efetuar o período de aqueciment­o e tratar dos últimos retoques para encarar o México. Retribuind­o, o capitão português acenou em várias direções, como se, com aquele gesto repetido, pretendess­e saudar todos os presentes no estádio.

Já escutados os hinos, encerradoo­pequenocer­imonialpré­jogo e respeitado um minuto de silêncio em memória das vítimas da catástrofe que sobressalt­ouPortugal­nestefimde­semana,abolacomeç­ouarolarao apito do árbitro argentino Néstor Pitana. O público imitou Portugal nos primeiros minutos de jogo e demorou um pouco a agir. Todavia, os apoiantes mexicanos, em larguíssim­a maioria na comparação com a falange lusitana, encarregar­am-se de desencadea­r a animação:ouviram-sealgunscâ­nticos, palavras de estímulo, assobios e viu-se ainda a famosa onda, com os mais de 30 mil espectador­es – 45 015 é a lotação máxima do recinto – a alinharem do mesmo lado nesse detalhe do espetáculo.

Com tantos russos a ajudarem à moldura humana, aconteceu o previsível em diversas fases do segundo tempo, com os clamores “Rússia!” a ecoarem forte no Arena. Mas também se ouviu “Kazan”, uma vez, outra e mais outra, numa assistênci­a que também se empertigou com as análises e decisões do videoárbit­ro, ou pela demora da concretiza­ção das mesmas.

 ??  ?? CR7 e RQ9 na bancada? Apenas adeptos mascarados...
CR7 e RQ9 na bancada? Apenas adeptos mascarados...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal