O Jogo

IGUALDADE COM LA ROJA PODE ACABAR EM GDYNIA

CONFRONTOS Em 12 jogos oficiais de sub-21, Portugal e Espanha somam o mesmo número de vitórias (quatro) e ainda de golos marcados (13). Amanhã é o próximo “round” entre vizinhos

- Textos PEDRO ROCHA

Há duas partidas (desde 2002) que Portugal leva a melhor sobre os espanhóis. A última foi mesmo épica, com a Seleção Nacional a ganhar por 4-1, com um hat trick de Orlando Sá Animada pela vitória sobre a Sérvia, na primeira ronda do Grupo B do Europeu da Polónia em sub-21, Portugal prepara-se em Gdynia para mais um duelo titânico com a Espanha, que também ganhou, e logo em circunstân­cias especiais. Será o 13.º jogo oficial e poderá ficar marcado por um curioso desempate. É que em confrontos diretos, as duas seleções somam o mesmo número de vitórias (quatro) e até de golos marcados (13), podendo a seleção portuguesa vangloriar-se dos triunfos alcançados nos últimos dois embates: em 2002, por 1-0, no Estádio de São Luís, em Faro; e depois em 2008, por 4-1, no Estádio Municipal do Cartaxo.

Com um hat trick na vitória folgada de há nove anos, Orlando Sá ficou para a história como sendo o sub-21 português com mais golos apontados à Espanha, enquadrado numaequipa­derespeito­onde tambémpont­ificavamRu­iPatrício, Daniel Carriço, Miguel Vítor, Candeias e Rui Fonte, entre outros. Sendo o primei- ro lugar do grupo a única via garantida para as meias-finais (só o melhor segundo dos três grupos pode qualificar-se), Portugal tem todo o interesse em destronar amanhã a Espanha da liderança, alicerçada pelos cinco golos com que despachou a Macedónia, e poderá tirar partido da consistênc­ia defensiva que revelou contra os sérvios, apesar de o lateralesq­uerdo Kévin Rodrigues ter tido algumas dificuldad­es em travar Zivkovic, o tal que merecefaze­rmaisjogos­peloBenfic­a, na opinião do selecionad­or Nenad Lalatovic. Por entre alguns sustos, a verdade é que o sector mais recuado chegou para as encomendas, estando mais do que consolidad­a a dupla de centrais Edgar Ié-Rúben Semedo, que, entre outros alvos, terá instruções claras para não facilitar perante Marco Asensio, companheir­o de Cristiano Ronaldo no Real Madrid e autor de três golos no passado sábado. Na direita, João Cancelo também não suscita qualquer dúvida.

Já o meio-campo e o ataque de Portugal poderão ser pontualmen­te refrescado­s. Autor da assistênci­a para o 2-0 de Bruno Fernandes, Renato Sanches entrou bem contra a Sérvia e deverá ganhar o lugar a João Carvalho, enquanto Bruma é hipótese para se juntar a Gonçalo Guedes no ataque, em detrimento de Diogo Jota.

 ??  ?? decisivo contra a Sérvia, médio Renato
Candidato: pode surgir como titular contra a Espanha Sanches
decisivo contra a Sérvia, médio Renato Candidato: pode surgir como titular contra a Espanha Sanches
 ??  ?? Enviado especial em Inowroclaw (Polónia)
Enviado especial em Inowroclaw (Polónia)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal