O Jogo

Bonito, bonito é levantar a taça

Russos questionar­am “beleza” do futebol da seleção portuogues­a e Fernando Santos contranpôs com o Euro’2016

-

“No futebol, só uma coisa interessa: ganhar”, ripostou o selecionad­or, lembrando a forma como Portugal se sagrou campeão em França, razão pela qual disputa a Taça das Confederaç­ões

Numa conferênci­a de Imprensa com os minutos contados e que serviria para lançar questões objetivas a Fernando Santos sobre o Rússia-Portugal de hoje, alguns jornalista­s russos queimaram perguntas sobre questões mais marginais, como a ausência de Renato Sanches nos convocados lusitanos. Do meio do fogo de artifício, no entanto, brotou uma pequena provocação, com a Imprensa do país anfitrião a querer saber se Santos preferia vera seleção portuguesa a apresentar“um futebol bonito ”. “Não sei o que é isso. Bonito, para mim, sei o que é. Tenho um conceito, outros poderão ter outro. No futebol, há uma coisa importantí­ssima, que é ganhar. Prefiro ser campeão da Europa. Se não tivéssemos sido, não estaríamos aqui a falar. Desde que cheguei à Seleção, tivemos uma única derrota, isso, por si só, justifica a qualidade dos meus jogadores ”, contrapôs o sele cio na dor, devolvendo a alfinetada.

A respeito da seleção russa, Santos vê “renovação” e “maior entrosamen­to ”.“Recear o adversário, não receamos. Temos respeito pela equipa russa, que tem jogadores de grande qualidade, está numa renovação e não tem muito a ver com as que estiveram nas provas ante- riores. Está em crescendo, mais entrosada. É um adversário­poderoso, com alta qualidade técnica .”

Alenitchev, ex-internacio­nal russo, foi orientado por Fernando Santos no FC Porto e a relação de amizade então construída perdura até aos dias de hoje. Se o “amigo” lhe deu informação privilegia­da sobre o opositor de hoje, isso o sele cio nadorcon tornou com diplomacia.“Alenitchev­foim eu jogador... Falei com ele, sim. Falo muitas vezes com ele, temos uma forte relação de amizade. Falamos quase todos os meses, gosto particular­mente dele.”

 ??  ?? Fernando Santos puxou do habitual pragmatism­o
Fernando Santos puxou do habitual pragmatism­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal