O Jogo

Liga seleciona novos delegados

Cerca de 400 candidatos prestaram provas para oito vagas em Santa Maria da Faria e Lisboa

- JOÃO MAIA

Helena Pires, diretora de competiçõe­s da Liga, estava satisfeita com a adesão e vincou que o novo sistema de nomeação de delegados visa tornar “os procedimen­tos mais transparen­tes”

Depapele caneta na mão, a maior parte, ou recorrendo às novas tecnologia­s, foram centenas os aspirantes a delegados que ontem comparecer­am no Europarque, em Santa Maria da Feira, com a ambição de conseguire­m uma das oito vagas para a função abertas pela Liga Portuguesa de Futebol Profission­al. Repartidos entre este centro de congressos no norte do país e o Hotel Altis, em Lisboa, foram cerca de 400 os que ontem prestaram provas para delegados da Liga, conforme explicou Helena Pires, diretora de competiçõe­s do organismo. “Este é o segundo ano consecutiv­o que a Direção da Liga promove estas provas e houve uma alteração significat­iva no critério de entrada dos delegados. Se antes entravam por indicação, agora entram por uma realização de provas. São 400 candidatos, hoje [ontem] passarão 20, que depois farão novas provas escritas e daí sairão oito”, explicou. De resto, a dirigente justificou a redução do número de delegados. “Houve uma redução elevada, mas também uma valorizaçã­o dos meios e das condições para os delegados para exercerem as suas funções. Para nós, esta função é muito importante e queremos que venham os melhores”, enfatizou.

A diretora de competiçõe­s realçou que o novo sistema de nomeação de delegados visa tornar “os procedimen­tos mais transparen­tes”. “O Sistema de Apoio à Nomeação de Delegados (SAND) visa aquilo que mais queremos, que é credibiliz­ar, retirar subjetivid­ade e tornar tudo ainda mais objetivo. Os critérios ainda estão a ser fechados, dentro daquilo que é habitual. Haverá um histórico de nomeações, consistent­e, objetivo e claro e qualquer alteração que seja feita no âmbito de uma nomeação terá de ser devidament­e explicada e enquadrada. Portanto, haverá uma maior transparên­cia no processo da própria nomeação”, explicou.

“Esta função é muito importante. Queremos os melhores”

Helena Pires

Diretora de Competiçõe­s da Liga

 ??  ?? Depois das provas prestadas ontem, vinte candidatos avançarão para nova fase
Depois das provas prestadas ontem, vinte candidatos avançarão para nova fase

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal