O Jogo

AZTECAS NA ROTA LUSA

O México pode voltar a encontrar-se com Portugal – na final ou no jogo para o terceiro e o quarto lugares – depois de ter eliminado a Rússia com uma exibição convincent­e

- RODRIGO CORTEZ

Na sequência de dois erros de cálculo por parte do guarda-redes Akinfeev, o México chegou à vitória através de golos apontados de cabeça por Néstor Araujo e Hirving Lozano

Portugal pode ter de voltar a defrontar o México nesta Taça, caso as duas seleções venham a obter o mesmo resultado nas meias-finais: só hoje se fica a conhecer o opositor de cada um, mas caso vençam as suas partidas, lusos e mexicanos defrontam-se na final; se ambos perderem, contentams­e com o duelo pelos terceiro e quarto lugares.

E não se pode dizer que os aztecas não tenham merecido o bilhete para as “meias”. Os russos até conseguira­m colocar-se em vantagem, mas permitiria­m a reviravolt­a de um conjunto quase sempre superior, individual e coletivame­nte.

Com Hirving Lozano e “Chicharito” inspirados no ataque, Herrera e Guardado a controlare­m o meio-campo, o México dominou durante quase toda a partida. Ainda na pri- meira parte, Samedov foi o primeiro a marcar num remate cruzado (a passe de Erokhin), mas os aztecas não demoraram a empatar, num desvio de cabeça de Araujo a aproveitar uma saída mal calculada de Akinfeev, após passe de Herrera.

Um cenário que viria a repetir-se no segundo tento, também com Herrera na jogada. O portista enviou um balão desde a defesa e o guardião russo fez mal as contas, saindo mal da baliza, pelo que Hirving Lozano apenas teve de chegar primeiro à bola para desviar com êxito.

Com a vitória de Portugal já quase certa no outro jogo, a Rússia tinha então de marcar dois golos para se apurar. Nunca deu a sensação de poder vir a consegui-lo. A equipa da casa tem de crescer muito para convencer os seus adeptos de que, no próximo Mundial, tem condições para lutar pelo título. E só falta um ano.

“A nossa equipa mostrou resiliênci­a e combativid­ade. A Rússia é uma grande equipa e foi um grande resultado para o México”

Juan Carlos Osorio Selecionad­or do México

“Fizemos tudo o que podíamos, mas, infelizmen­te, o jogo não correu a nosso favor. Temos de analisar e ver que aspetos podemos corrigir”

Stanislav Cherchesov Selecionad­or da Rússia

 ??  ?? Hirving Lozano antecipou-se a Akinfeev, apontando o golo que deu a vitória aos mexicanos
Hirving Lozano antecipou-se a Akinfeev, apontando o golo que deu a vitória aos mexicanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal