O Jogo

SANCHES E GUEDES ESCAPAM ÀS REGRAS

Do grupo de 23 jogadores que Rui Jorge levou ao Europeu da Polónia, apenas sete poderão repetir a experiênci­a dentro de dois anos, em Itália

- Enviado especial em Gdynia (Polónia) PEDRO ROCHA

As regras da UEFA permitem que em fases finais as seleções incluam jogadores até aos 23 anos, se os mesmos não ultrapassa­rem os 21 no início da fase de apuramento; a próxima será em março de 2018 O jogo de Portugal com a Macedónia, referente à terceira rondado Grupo B do Euro ’2017 e que ditou o afastament­o da Seleção Nacional da competição, significou o ponto final nos sub-21 para a esmagadora maioria dos 23 convocados pelo selecionad­or Rui Jorge. A fase de qualificaç­ão para o próximo Europeu, que será disputado em 2019 na Itália, arranca a 20 de março de 2018 e apenas Joel Pereira, Fernando Fonseca, Rúben Neves, Renato Sanches, João Carvalho, Diogo Jota e Gonçalo Guedes poderão repetir a experiênci­a por ainda terem nessa altura idades até aos 21 anos. Ao todo, 16 jogadores deixarão de ser elegíveis para o escalão de sub-21 e não faltam nomes sonantes, como João Cancelo (Valência), Rúben Semedo (Villarreal), BrunoFern andes( Sampdór ia) e Bruma (RB Leipzig).

Será este o cus toda experiênci­a( em muitos casos internacio­nal) que caracteriz­ava Portugal e muitas outras equipas em prova. É que a UEFA permite que em fases finais asseleções incluam jogadores com idades até 23 anos, se os mesmos não ultrapassa­rem os 21 no começo da fase de apuramento, e a Seleção Nacional apresentou-se na Polónia com um leque alargado de opções dessa gama, constituíd­o por Bruno Varela, Miguel Silva, Pedro Rebocho, Kevin Rodrigues, João Cancelo, Edgar Ié, Rúben Semedo, Tobias Figueiredo, Francisco Ramos, Francisco Geraldes, Bruno Fernandes, Iuri Medeiros, Bruma, Ricardo Horta e Gonçalo Pa- ciência. Ainda com 21 anos, Daniel Podence também já não será elegível na próxima qualificaç­ão, pois completará 22 cinco meses antes da primeira jornada. A Seleção Nacional principal passará a ser o único objetivo possível para este grupo e, na ressacada vitóriaing­lória de Portugal sobre a Macedónia (ganhar por 4-2 estava fora das contas do apuramento para as meias-finais), o selecionad­or Rui Jorge mostrou-se otimista em relação à possibilid­ade de alguns serem chamados para o Mundial da Rússia.

Falta um ano para a grande competição e Rui Jorge acredita que o selecionad­or Fernando Santos “tem com certeza olhado para alguns como opções a levar em conta”. “E eles devem continuar a demonstrar a sua qualidade. Este trabalho não acabou”, assinalou, incluindo no mesmo saco aqueles que ainda poderão ser chamados aos sub-21 na próxima fase de qualificaç­ão. Campeão europeu há um ano em França, Renato Sanches é o exemplo mais sonante desse desígnio e não é caso único. João Cancelo, Rúben Neves, Ricardo Horta e Gonçalo Guedes já somaram internacio­nalizações pela Seleção A, enquanto Bruno Varela e Bruma figuraram nalgumas convocatór­ias.

 ??  ?? Gonçalo Guedes e Renato Sanches fazem, também, mira à seleção principal
Gonçalo Guedes e Renato Sanches fazem, também, mira à seleção principal
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal