O Jogo

SPORTING COM ARTE E CLASSE É BICAMPEÃO

Leões rubricaram exibição a roçar a perfeição, com poucas falhas e muita segurança na defesa, ingredient­es decisivos que confirmara­m o título

- JOÃO MAIA

Está resolvido. O Sporting é bicampeão nacional da Liga de Futsal, vencedor encontrado ao quarto jogo da nal do play-off entre leões e Braga/AAUM. Os minhotos procuravam repetir, em casa, o triunfo (5-4) conseguido na segunda partida para, assim, forçarem a “negra”, mas o Sporting foi, à semelhança do jogo anterior, mais forte e rubricou uma exibição que defensivam­ente roçou a perfeição.

A equipa de Nuno Dias exerceu durante a esmagadora maioria dos 40’ uma pressão alta que obrigou os arsenalist­as a jogarem muito atrás, não conseguind­o furar o sector recuado dos verdes e brancos nem construir muitas situações de perigo. Aos seis minutos, o “mago” Merlim, provavelme­nte o melhor jogador desta final e do campeonato, abriu o ativo com um remate cruzado na esquerda.

Com Fernando Cardinal na bancada, que na próxima temporada deverá ser jogador do Sporting, os leões mantiveram a concentraç­ão nos píncaros e não permitiram a reação bracarense. O melhor que se viu do conjunto de Paulo Tavares veio dos pés de Marinho, aos 15’, que, em boa posição, disparou por cima, e Bruno Cintra, dois minutos depois, obrigou André Sousa a desviar a bola para canto.

No segundo tempo, o Sporting continuou a controlar e deu três avisos a Xot, que for- çaram o guarda-redes a boas defesas. Aos 29’, Nilson, após a marcação de um canto, rematou colocado, mas André Sousa negou o golo. O guardião leonino defendia e servia pois, aos 33’, colocou o esférico na cabeça de Caio Japa que falhou, por pouco, o alvo. A quatro minutos do fim, Nuno Dias protestou uma falta de Nilson sobre Pedro Cary e foi expulso sendo que, segundos depois, Diogo, na sequência de um canto, fez o 2-0.

O Braga/AAUM avançou com o 5x4, errou e André Sousa marcou de baliza a baliza. André Machado ainda reduziu, mas de nada valeu e, no final, a festa sportingui­sta instalou-se com o 14,º título nacional dos lisboetas. No final, o capitão João Matos elogiou a réplica minhota. “Excelente ambiente tanto aqui como em Odivelas. Ninguém disse que ia ser fácil, o Braga tem grandes jogadores”, referiu. Para a história ficou uma final inédita e um Braga que estará, na próxima época, na UEFA Futsal Cup.

“Sporting é justo vencedor, mas os meus jogadores são enormes”

Paulo Tavares

Treinador do Braga/AAUM “Nos últimos cinco [campeonato­s], ganhámos quatro. Somos a maior potência do futsal nacional”

Nuno Dias

Treinador do Sporting

 ??  ?? Pedro Cary, do Sporting, remata perante a oposição do bracarense Nilson
Pedro Cary, do Sporting, remata perante a oposição do bracarense Nilson

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal