O Jogo

DOIS ESQUERDINO­S PARA FOLHA FAZER CRESCER

REFORÇOS Santiago Irala e Anderson Canhoto foram inscritos pelo FC Porto no último dia do mercado de transferên­cias. São dois jogadores de ataque que vão estar à prova na equipa B

- CARLOS GOUVEIA

O brasileiro já tinha estado à experiênci­a no Olival, em 2014, regressand­o agora com mais experiênci­a. O paraguaio chega dentro de duas semanas – foi operado –, na condição de emprestado pelo Rubio Ñú

Anderson Canhoto já chegou – e até já se estreou no particular com o Oliveira do Bairro –, Santiago Irala só viaja dentro de duas semanas porque foi operado à cara. Os dois são jovens, esquerdino­s e reforços inscritos pelo FC Porto no último dia de mercado. Vão estar às ordens de António Folha na equipa secundária.

Irala é o mais novo. Tem 18 anos,eéavançado,emboratamb­ém possa jogar nas alas. Foi sujeito a uma cirurgia reconstrut­iva na bochecha esquerda na quarta-feira e terá de enfrentar um período de repouso de 15 dias. Só depois viajará para Portugal, onde chega por empréstimo do Rubio Ñú. “É um rapaz da casa, tem muito boas condições e esperamos que seja contratado, porque seria muito bom para ele e para nós também”, referiu Rúben Ruiz Díaz, presidente do clube pelo qual Irala se estreou, em 2015, com 59 minutos no triunfo sobre o Olímpia. As indicações que deu foram boas, mas depois foi afas- tado da equipa e relegado para os sub-16 por não aceitar assinar contrato com o empresário Augusto Paraja, que investira no clube. Os pais de Irala chegaram a ameaçar pedir a rescisão com justa causa, alegando “o interesse na formação do jogador”. Porém, Irala acabou por ficar e fazer 44 jogos pela equipa principal em dois anos.

Anderson Canhoto já fez 20 anoseregre­ssacommais­experiênci­a, uma vez que já esteve a experiênci­a no Olival, quando tinha 16 anos, depois de ter brilhado na Copa São Paulo de juniores ao serviço do Chapecoens­e. Essa competição é, por norma, acompanhad­a por olheiros dos grandes clubes europeus e foi lá que Anderson foi descoberto pelos dragões. Fez cinco jogos e marcou um golo, atuando quase sempre no lado direito do ataque, apesar de ser esquerdino, conforme o seu apelido indica. Não ficou à primeira no FC Porto, mastemagor­aumanovaop­ortunidade de convencer os dragões, sob as ordens de António Folha. A estreia aconteceu no sábado, no particular com o Oliveira do Hospital, e logo como titular.

Anderson Canhoto tem um bom drible curto e fortes arrancadas, caracterís­ticas que herdou do futsal, onde começou a jogar com apenas seis anos. Depoisdequ­atroanosna­escolinha do Atléticos, passou pelo Cerâmica e depois foi tentar a sorte no Cruzeiro, onde ganhou o apelido que mantém na camisola. Em 2104 mudou-se então para o Chapecoens­e, onde treinava duas vezes por semana com o plantel principal. Na época passada esteve cedido ao São José de Porto Alegre.

 ??  ?? Anderson Canhoto já assinou e jogou, Santiago Irala só viaja dentro de 15 dias
Anderson Canhoto já assinou e jogou, Santiago Irala só viaja dentro de 15 dias
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal