O Jogo

Ataque africano já treinou

PREPARAÇÃO Brahimi, Aboubakar e Marega reintegrar­am os treinos do FC Porto depois dos compromiss­os com as seleções e já trabalhara­m a pensar na receção de amanhã ao Chaves

- ANTÓNIO M. SOARES

O desafio de Sérgio Conceição passa por mudar o “chip” e recuperar a atitude dos avançados que vinham fazendo a diferença com golos: o trio de internacio­nais africanos pesa mais de dois terços

Aboubakar, Brahimi e Ma rega reintegrar­am os trabalhos do FC Porto ontem, depois de terem estado ao serviço das respetivas seleções. Com o trio de avançados af rica nosà disposição, Sérgio Conceição recuperou o poder defo godos dragõesp ara atac arar eceção ao Chaves. Esta reintegraç­ão na antevésper­a do encontro da quinta jornada devolve ao treinador os “bombardeir­os” responsáve­is por sete dos nove golos marcados pela equipa, ou seja, 77,77 por cento das finalizaçõ­es do FC Porto. Com Soares recuperado há já alguns dias e a treinar em pleno, Sérgio Conceição tem quase todas as opções para o ataque à disposição – falta apenas avaliar Corona (ver caixa) –, numa altura em que a Liga dos Campeões também entra em cena e promete intensific­ar a competição. Sem problemas físicos, a julgar pelo boletim médico divulgado ontem pelos azuis e brancos, Aboubakar, Brahimi e Marega voltam quase todos com o pé quente, porque os jogos pelas respetivas seleções permitiram aos dois primeiros marcar e manter intactos os níveis de confiança antes do encontro com o Chaves.

Hoje ainda haverá tempo para Sérgio afinar a pontaria, à procura de melhorar a eficácia, para que o ataque seja cada vez mais capaz de aproveitar as oportunida­des criadas. Mas também foi graças a Aboubakar, Brahimi e Marega que o FC Porto se tornou na equipa mais rematadora da liga portuguesa nestas jornadas iniciais, com uma média de 20,5 remates à baliza por jogo. Alargada a comparação ao nível europeu, para melhor se perceber a sua dimensão, o número só é superado por Tottenham (21,33) e Chelsea (20,33), e igualado pelo Leipzig, precisamen­te adversário dos azuis e brancos na Champions (20,5).

Na quinta-feira, ao chamar André Pereira e Galeno para treinar com o plantel principal, o treinador pôde reconstitu­ir a estrutura da equipa para trabalhar o conjunto, mas só hoje, com os três internacio­nais recuperado­s do desgaste dos jogos e da viagem, poderá ajustar o coletivo e avaliar os jogadores antes de decidir, até tendo em conta o jogo da Champions de quarta-feira, contra o Besiktas.

Golos: Aboubakar e Brahimi marcaram nas seleções; Marega foi titular nos dois jogos

 ??  ??
 ??  ?? Brahimi, Aboubakar e Marega marcaram sete dos nove golos do FC Porto no campeonato
Brahimi, Aboubakar e Marega marcaram sete dos nove golos do FC Porto no campeonato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal