O Jogo

Prédio do árbitro Vasco Santos vandalizad­o

ARBITRAGEM Conselho de Arbitragem da FPF condenou este tipo de comportame­nto que visa “perturbar os agentes da arbitragem” e fez chegar às autoridade­s “toda a informação disponível”

- MELO ROSA JOÃO MAIA

Vasco Santos, do Porto, foi videoárbit­ro no BenficaBel­enenses (5-0), de que resultou a abertura de um processo a Eliseu, por alegada conduta violenta, e que entretanto foi arquivado pelo CD

O prédio onde habita Vasco Santosfo ivan daliza dona madrugada de ontem, segundo informação divulgada pelo Conselho de Arbitragem da FPF. Vasco Santos foi videoárbit­ro do Benfica-Belenenses, da terceira jornada da I Liga, de que resultou a abertura de um processo a Eliseu, por alegada prática de jogo violento, e que viria a ser arquivado pelo Conselho de Disciplina.

OCA da FPF apresentou queixado sucedido na residência do árbitro do Porto, fazendo chegar“toda a informação disponível às autoridade­s, a exemplo do que sucedeu noutras ocasiões com episódios da mesma natureza”. O órgão presidido por José Gomes condenou “este tipo de comportame­nto que visa perturbar os agentes da arbitragem”.

Também a Liga repudiou “todo e qualquer ato de violência, agressivid­ade e vandalismo que envolva os verdadeiro­s intérprete­s do futebol profission­al” e criticou os “atentados a coberto do anonimato”, que não são compatívei­s “com os valores defendidos por todos os responsáve­is pela modalidade”. A Liga apelou ainda à “serenidade dos adeptos, em prol dos seus emblemas e da integridad­e das competiçõe­s”.

Luciano Gonçalves, líder da APAF, considerou que este “é mais um triste episódio que envergonha o futebol português”, aproveitan­do para criticar o comportame­nto dos dirigentes: “Os castigos aplicados aos árbitros são efetivos, enquanto os discursos dos dirigentes, que lançam ódio nas massas, continuam a passar impunes. As vítimas são sempre as mesmas. É preciso uma tragédia? Não se queixem se só colocarem trancas à porta depois da casa arrombada”, defendeu, garantindo que estas situações “não limitam os árbitros”. “Infelizmen­te, já estão habituados a este clima ”, acrescento­u, sublinhand­o que “as famílias dos árbitros não estão descansada­s”.

Em 2014, o árbitro e a sua família receberam chamadas durante a noite, com ameaças de morte, após o V. SetúbalSpo­rting “Este novo caso só surgiu como resultado das graves e constantes acusações e insinuaçõe­s do FC Porto e do Sporting” Luís Bernardo Diretor de Comunicaçã­o do Benfica “O FC Porto repudia o já tradiciona­l número de circo mediático com que o SL Benfica costuma atirar pedras, escondendo a mão” Comunicado do FC Porto “O Sporting não pode aceitar que se exerçam formas de intimidaçã­o que visam prejudicar o desempenho dos árbitros” Comunicado do Sporting

 ??  ?? Vasco Santos foi VAR no BenficaBel­enenses
Vasco Santos foi VAR no BenficaBel­enenses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal